SócratesAs palavras do texto abaixo, atribuído ao filósofo grego Sócrates e bastante conhecido na literatura filosófica, foram proferidas séculos antes do suposto nascimento de Cristo e até superam alguns dos ensinamentos deste. Talvez pela enorme coerência e praticidade dos seus pensamentos, Sócrates seja considerado, pela comunidade acadêmica, como "o mais sábio dos homens". Reflitam sobre o texto:

————————————————————-

O Crivo das Três Peneiras

Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:

- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de… 
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- Espere um pouco, Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras
- Peneiras? Que peneiras? 
- Sim. A primeira, Augustus, é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? 
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! 
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? 
- Não, Sócrates! Absolutamente, não! 
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? 
- Não, Sócrates… Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.

E Sócrates, sorrindo, concluiu:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:

•Pessoas sábias falam sobre idéias
•Pessoas comuns falam sobre coisas
•Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

————————————————————————

Se as regras de Sócrates fossem aplicadas nos dias atuais, muito do que se diz hoje na mídia e, especialmente na internet, talvez nem fosse veiculado. Teríamos uma mídia e uma internet enxutas e confiáveis.