SOBRE ESTE BLOG, O SEU ADMINISTRADOR E OS COLABORADORES…

Em quase todos os blogs e sites, esta é a primeira página a ser criada, para informar sobre a sua origem, o(s) seu(s) idealizador (es) e os objetivos que pretende alcançar. Não foi este o nosso caso, embora não pretendessemos fugir à regra. E não foi por um motivo muito compreensível: sequer tínhamos convicção da exata estrutura que pretendíamos implementar e se a experiência iria ou não dar certo, mesmo sabendo o que queríamos.

Este blog foi criado oficialmente no dia 27/09/2007. Felizmente, neste dia 14/04/2008, estamos caminhando para os quase 10.000 visitantes, chegando a ter meses com mais de 2.000 visitantes e agora temos certeza de que a experiência foi bem sucedida e de que a estrutura adotada é adequada. Por isso, com um justificado atraso, passamos a explicar as origens e os objetivos do blog:

Inicialmente, ele foi pensado para discutir e debater, em espaço próprio, assuntos ligados às areas de Filosofia, Religião, Política, Ecologia e Meio ambiente, com pequenas incursões pela Literatura, sempre que ela se relacionasse direta ou indiretamente com essas áreas do conhecimento. Posteriormente, outras categorias correlatas iriam sendo acrescentadas, sem deixar de priorizar, porém, as categorias-mães. Daí nasceriam o ateísmo, o ceticismo, a Economia, as atualidades e outras subcategorias. E assim começou a ser gerada a idéia, cuja principal finalidade era reunir, num só lugar, as questões que já vinham sendo discutidas em blogs, fóruns e grupos de discussões esparsos.

Os Antecedentes:

Anteriormente à idéia da criação do blog, o autor, Ivo S. G. Reis, já se dedicava a escrever artigos e resumos isolados em jornais virtuais (como o Jornal Mundial de Resumos ShvOOng e o Jornal de Debates, por exemplo) e a associar-se e participar de fóruns e grupos de discussões como o "Yahoo! Respostas" (site de discussões, perguntas e respostas), o Botequim Filosófico Virtual (fórum de discussões criado e administrado pelo próprio autor), o Secularismo” (destinado a esclarecer e promover o secularismo, o ateísmo e o agnosticismo, bem como a total e completa separação entre a Igreja e o Estado, na luta contra os abusos da religião sobre o Estado e o indivíduo, calcando essa luta no poder do livre-pensamento.) e, já contemporaneamente ao blog,  o SBCR – Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas (movimento intelectual denominado “racionalismo científico”, que encoraja a adoção do pensamento crítico, baseado no ceticismo e no racionalismo em todos os setores da sociedade, especialmente nos veículos e órgãos de comunicação de massa, incluindo-se aí, hoje, as religiões, formadoras de opinião que são, e que vêm desempenhando um papel desvirtuado do que deveria representar, criando exércitos de fanáticos religiosos, promovendo o proselitismo concorrencial e levando as pessoas a se iludirem, deixando-se envolver pela inércia e expectativas de falsas promessas, o que as leva a permanecer no obscurantismo intelectual e racional).

Para defender essas causas em espaço único próprio e lutar contra o Estado, a Religião, a Política e a pseudociência, quando, de forma enganosa e até maldosa, escravizam e/ou conduzem o indivíduo a essas tendências deletérias para o progresso social, foi pensado e criado este blog, que, nas categorias Ecologia e Meio ambiente, também defende as questões ecológicas, denunciando crimes ambientais e incentivando as pessoas a despertarem a sua “consciência ecológica”, no que tange à defesa da natureza e preservação do meio ambiente.

Quanto à inclusão da Filosofia em nossa linha de discussões, é porque entendemos ser ela a mãe de todas as ciências, não só por ser anterior à própria Ciência, mas porque depende esta do raciocínio filosófico daquela, sem o qual seria inviável e inconfiável. Por isso, afirmou o filósofo Johann Fitche: “Filosofia é a ciência da ciência, em geral”. Ademais, como discutir determinados assuntos, sem recorrer à opinião dos filósofos que o estudaram antes? Como sustentar uma discussão abrangente sobre temas controversos, sem enveredar pelos caminhos da Filosofia?

Finalmente, a Literatura, a Economia, as Ciências e as Atualidades, aí incluindo-se até mesmo a Teologia, a internet e o humorismo, são categorias complementares, utilizadas sempre que possam contribuir para esclarecer os assuntos em discussão.

Nossa filosofia de atuação é de que os autores contribuam com artigos de sua própria lavra, só utilizando textos de terceiros quando forem imprescindíveis à perfeita compreensão da matéria discutida. Artigos e notícias de outras fontes, mas que apóiem os temas em exposição, poderão ser eventualmente transcritos, em grifo, desde que mencionada essa ocorrência no texto e citando as respectivas fontes. "Clipping" de matérias sem a citação das fontes e a concessão dos créditos poderão ser recusados.

OS COLABORADORES:

Com o tempo, alguns colaboradores habituais foram surgindo e abraçando a nossa causa. até integrarem-se definitivamente à nossa equipe, que continua aberta à recepção de novos voluntários. Hoje, possuímos uma equipe de colaboradores sérios e competentes, entre articulistas e comentaristas (escritores, ambientalistas, pesquisadores, jornalistas…), que, como dissemos, encamparam nossas ideologias e permanecem fidelizados ao blog. Seus nomes encontram-se na barra lateral e novos nomes poderão ser acrescentados, quando necessário a correção.

Este é o principal blog da "rede DDD", que hoje conta com 10 sites integrados. Com eles, se conseguirmos informar, alertar, contribuir, provocar o debate, promover mudanças e ao mesmo tempo divertir, estaremos cumprindo a nossa missão. É isso!

Sites, blogs, redes e fóruns do autor:

  • Santaum.org (blog parceiro)
  • Projeto S.I.L.I (blog parceiro)
  • Yahoo! Respostas (site de perguntas, respostas e discussões) – usuário e colaborador (*)
  • Greenpeace Brasil (associado e colaborador)
  • Secularismo (associado e colaborador) – Grupo de discussão
  • Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas – SBCR (associado e colaborador) – Grupo de discussão
  • Jornal de Debates (colaborador)
  • CMI Brasil – Centro de Mídia Independente (colaborador)

     

    Maiores detalhes sobre o perfil do autor encontram-se nos blogs e sites assinalados com asterisco (*). Mas seria melhor não perderem seu tempo com isso e, simplificadamente, imaginá-lo apenas como um idealista, interessado em estudar, debater os assuntos por que se interessa e divulgar o resultado para todos que também possam por eles se interessar. 

Blogger PostBookmark/FavoritesDiggEmailFacebookGoogle GmailGoogle+LinkedInPrintFriendlyTwitterYahoo MaildiHITTShare