Há poucos minutos fiquei surpreso quando, por acaso, descobri um site (?), chamado RSS Mixer, que numa página intitulada RSS Meio Ambiente, lista TODOS os nossos artigos relacionados ao meio ambiente, desde a inauguração do blog.

Não sou “expert” em internet, mas apenas um autodidata curioso que se meteu a fazer blogs para divulgar suas idéias e buscar aliados para ajudar no combate contra a destruição da natureza, contra instituições religiosas que ludibriam os ingênuos de boa fé, contra os políticos corruptos e contra a exploração do cidadão pelo Estado (somos o 2º país com a cidadania mais cara do mundo).

Assim, além de não saber […]exatamente o que significa, não posso assegurar se a existência da referida página na internet é para nos ajudar ou se é apenas uma página que “clona” todos os nossos artigos relacionados ao meio ambiente (os meus, os do Maurício, os da Alice…), enfim, “TODOS” os nossos posts estão lá, mas só os do Debata, Desvende e Divulgue e não os do nosso fórum e blogs associados. E o que é pior (ou melhor?), podem ser abertos diretamente para leitura (os 1ºs parágrafos) e, depois, se houver interesse em ler a matéria toda, remetem para o nosso blog. Isso é bom ou ruim?

Aparentemente, e passado o susto inicial, parece ser bom para nós, porque divulga o blog. Depois, verifiquei que embora mais de 80% dos artigos sejam nossos, existem outros sites citados, com assuntos sobre Ecologia. Então, se quase todos os artigos são do Debata Desvende e Divulgue!, “estamos bem na fita“. Mas será que é só isso mesmo? Alô Santaum, nosso especialista em internet, pode nos socorrer?

O que é e como funciona o “RSS Mixer”? Se alguém souber a resposta, por favor, publiquem-na aqui ou simplesmente deixem uma resposta a este artigo.

Obrigado aos que atenderem!

 

Blogger PostBookmark/FavoritesDiggEmailFacebookGoogle GmailGoogle+LinkedInPrintFriendlyTwitterYahoo MaildiHITTShare

12 Comentários

  • Santaum disse:

    Grande Ivo!

    Interessante o recurso né cara! Vi lá. Provavelmente algum de vocês colocaram o feed de vocês lá, pelo que entendi. Provavelmente o feed do Debata, Desvende e Divulgue foi adinionado lá no sítio deles (http://www.rssmixer.com/).

    Mas, confesso, ainda estou longe de ser um especialista em internet.

    Caro Ivo, esotu te devendo a postagem sobre RSS. Fazer isso, com todo prazer. Sobre a participação no Debate Ecológico lá, também o farei. O lance é que agora estou “garrado”, bem apertado (3 blogs para escrever e finalmente terminando o meu Mestrado). Peço desculpas por não ser tão participativo no seu grandioso blog.

    Grande Maurício Gomide, sou mineiro também, de Montes Claros, e quase todos os meus parentes moram em BH.

    Grande abrao a todos.

  • Administrator disse:

    Obrigado, Santaum.

    Deixe de modéstia. Vi seus blogs e seus artigos técnicos sobre internet, onde revela um grande conhecimento e passa informações úteis para os blogueiros.

    Quero implementar essa seção aqui também e já tenho um “convidado especial”, que troca emails comigo e brevemente estará postando aqui.

    Conheço um pouco de internet sim, porque sou desenvolvedor de siftware, mas só o básico, que às vezes nem dá para todo o gasto. Por isso, preciso de alguns especialistas aqui, porque não darei conta de responder a todos.

    Quanto ao que aconteceu no RSS Mixer, creio que eu mesmo, mexendo nas minhas coisas (sou fuçador), incluí o feed lá. Mas o negócio, cara, é que não sei como fiz isso e nem me lembro como e quando. Pode?

    Agora, se nem você sabe (era a minha esperança)… Vamos atrás das respostas. Se descobrir, avise, por favor. Isso pode ser bom (“tá parecendo né?”) para os nossos blogs. Mas também pode ser uma fria. Quem vai saber?

    Se eu descobrir antes de você, aviso.

    Um abração e obrigado pela atenção.

    ————————————————–

    PS.: O tráfego de visitantes no blog (daqueles que só passam, mas não se registram e nem escrevem nada), aumentou muito nas últimas 3 semanas. Seria o RSS Mixer a causa? Aquela “fuçação” de feeds que andei fazendo tem mais ou menos o mesmo tempo. Estranha coincidência. Tomara que seja para melhor! Também comecei a receber emails lá do Usina de Letras, onde escrevo e um dos leiotres de lá até já foi para o nosso fórum. Será que atirei no que vi e acertei no que não vi?

  • Santaum disse:

    Pois é. O feed do seu sítio foi adicionado lá.

    Isso é bom pra ti. Mais divulgação para o seu sítio, e isso é do seu interesse.

    Grande abraço caro Ivo.

  • Santaum disse:

    Pois é. O feed do seu sítio foi adicionado lá.

    Isso é bom pra ti. Mais divulgação para o seu sítio, e isso é do seu interesse.

    Obrigado por adicionar o link do Blog do Santaum!. É uma grande honra.

    Grande abraço caro Ivo.

  • Administrator disse:

    Valeu, Grande Santaum.

    Vou procurar descobrir como é que fiz aquilo e depois divulgo. Por sorte, a coisa era boa, mas poderia ser uma tremenda furada. Ufa! você me tranqüilizou.

    Lembro-me apenas de ter começado umas experiências com integração de feeds, ter ido até a penúltima fase e, depois, por receio, ter interrompido a operação para voltar depois, quando entendesse melhor. Vai ver que incluíram até a etapa que fui. Mas onde fiz isso? Infelizmente não marquei o site.

    Os recursos do serviço parecem ser interessantes e acho que vale a pena pesquisar e estudar. Vou fazer isto.

    Bação!

  • Santaum disse:

    Grande Ivo,

    Pelo que entendi, nesse sítio: http://www.rssmixer.com/

    Abraços.

  • Administrator disse:

    DÚVIDA SOBRE O QUE É, E COMO FUNCIONA, SOLUCIONADA:
    Meu companheiro Cabral, do Y!R, deu a resposta.Falta apenas saber como instalar e configurar.
    Na barra lateral direita deste blog, no item PARTICIPAÇÃO NO YAHOO, cliquem na pergunta: ‘RSS Mixer – Alguem sabe o que é, para que serve e como Funciona?”

    Vejam a boa resposta dada pelo companheiro!

    Quando souber mais sobre isso, volto a comentar.

  • Como vai, Ivo!

    Ainda não sou especialista em Internet, estou estudando para isso, quanto o RSS Mixer, é um site que ajuda sem dúvida a divulgar os conteúdos de qualquer site que tenha um recurso de RSS instalado, pois na verdade ele só vai mostrar o título da matéria e uma parte do primeiro parágrafo deixando o leitor decidir se vai continuar lendo ou não.

    Esse tipo de recurso, no meu ponto de vista, não é prejudicial ao seu site, muito pelo contrário, é provável que suas visitas aumente, é claro dependendo de seu conteúdo, pois o internauta antes de ser direcionado para seu site vai poder decidir se é isso mesmo que quer ler.

    A partir do momento que você disponibiliza esse recurso em seu site, você abre um leque a mais para seus artigos, os seus visitantes podem se inscrever, dessa forma vam poder ver as atualizações de seu site, através de leitores de RSS, que hoje ja está embutido na maiorias dos clientes de e-mail, e por outro lado você pode fornecer seu conteúdo a outros sites, e o que é melhor de tudo isso não será clone, plágio… será uma divulgação gratuita. Agora se você não quer que outros sites façam a leitura de seus RSS, existem ferramentas para o WordPress que podem impedir essa prática. Um outro fator é deixar claro na licença de conteúdo do seu site a proíbição de tal ato.

    Eu conheço bem o Joomla, PHP-Nuke e Moodle, os dois primeiros são scripts usados para montagem de portais (blogs) de conteúdo e o último é utilizado para controle de cursos virutuais, todos eles tem a opção de leitura de RSS, a leitura permite que você coloque conteúdos de outros sites que disponibilizem seu conteúdo no formato de RSS.

    Um exemplo do bom uso do RSS é os das grandes empresas de notícias, elas incentivam os webmasters a publicar seus conteúdos em seus sites. Por exemplo a Agência do Brasil, http://www.agenciabrasil.gov.br/, eles disponibiliza um RSS para cada categoria de notícia… o webmaster escolhe a que mais identificar com o conteúdo de seu site. Por um lado ele vai estar disponibilizando conteúdo atualizado sem trabalho, mas por outro lado ele não vai prender o internauta, estará apenas fazendo publicidade para o site de origem do conteúdo, pois a partir do monento em que o internauta decide ler a matéria completa será levado ao site de origem.

    Uma coisa que não entendi muito bem foi a sua preocupação com o seu conteúdo está sem divulgado em outro site, pois pelo o que pude perceber, o conteúdo de seu está licenciado sob uma “Licença Creative Commons”. Você poderá reproduzi-la, desde que cite como fonte o endereço deste blog e o nome do respectivo autor da matéria. Você não especificou onde ela pode ser reproduzida, normalmente conteúdo sobre licenção LCC, podem ser copiados por completo para outro site, desde que mantenha as exigências especificadas na licença.

    Eu particularmente aprovo o uso de conteúdo em outros, é claro desde que seja sem fins lucrativos e respeite os direitos do autor, hoje estou trabalhando na montagem de um site, http://www.portal.adassoft.com.br, onde tento provar que é possível montar um portal de conteúdo sem escrever uma linha, ou seja com conteúdo sob Licença LCC e GNU/GPL é claro que esse site vai ser utilizado como base para o meu artigo ou monografia do curso de Web design e Programação, independente do resultado. Hoje até há cursos para os chamados reporteres digital…

  • Administrator disse:

    Obrigado pelo comentário, Adailton. Sem desmerecer os demais, que também se esforçaram explicar, o seu foi o mais técnico dentre todos os comentários até aqui publicados.

    Acho que você deveria dar mais divulgação a esse assunto, nas seções de “dicas de internetes” de sites e blogs, pois muito pouca gente conhece o assunto. Fui eu mesmo quem inclui o site no RSS Mixer, mas meio sem querer e sem saber o que de fato iria acontecer. E muta gente não inclui o seu site por puro medo.

    Nesse sentido, esta sua matéria seria muito esclarecedora. Daqui a alguns dias, se você concordar e permitir, vou reproduzir o seu comentário como matéria e dando-lhe os créditos (acho que não teria problema, pois você mesmo já o publicou aqui).

    Se puder, volte a este tópico e dê-nos novas sugestões!

  • Forexman disse:

    Hi. This is really interesting post. Thank You! I have just subscribed to Your rss!

    Best regards

  • Mr. Spock disse:

    Ivo, para saber se é bom ou ruim, útil ou inútil a sua participação no RSS Mixer (ou no Rec6, blogblogs, Technorati, etc) é só conferir as estatísticas do seu contador de visitas e verificar de onde vieram seus visitantes (“referrals”).
    O meu campeão de referências ainda é o bom e velho Google, inclusive para imagens.

  • personal021 disse:

    wow :)
    its very unconventional point of view.
    Nice post.
    realy good post

    thx :-)

Deixe uma resposta