Não resta mais dúvida: as religiões avangélicas estão utilizando cada vez mais o "marketing religioso" para atrair adeptos e estão aumentando, com isso, o seu número de seguidores, chegando ao cúmulo de superar os católicos em alguns paises de tradição sabidamente orientada para o catolicismo. Mas tal crescimento se verifica principalmente nos países laicos, onde os evangélicos estão entrando com grande força de penetração.

Como se dá o proselitismo?

O fenômeno está relacionado ao marketing religioso, hoje presente em todas as mídias e até na internet, e às vultosas somas investidas em publicidade pela religiões evangélicas, adquirindo jornais, rádios, revistas, emissoras de TV e horários cativos em rádios e canais de televisão. […]

As chamadas são constantes e feitas em diversos intervalos diários regulares e as "sessôes ou cultos" também se dão em vários horários, umas três ou quatro vezes ao dia. Mas não é só isso: seus pastores recebem bem elaborados cursos de treinamentos, onde aprendem o evangelho, empostação de voz, técnicas de oratória e de convencimento de massas. Aliado a isso – e nesse sentido a propaganda ajuda -, aprendem a explorar e propor a cura ou salvação pelo "Senhor" (Cristo) para as principais misérias humanas, como as drogas, vícios de bebida e de jogo, doenças, possessão demoníaca, desemprego, desagregação familiar, dívidas, depressão, tendências suicidas, submissão a feitiços, etc., problemas esses pesquisados e sabidamente existentes em qualquer agregado social. Quem já não viveu ou presenciou pelo menos um deles?

As técnicas de "convencimento" e "aprisionamento":

As técnicas de convencimento são teatralizadas nas sessões e nos cultos (há um padrão e treinamento para isso também) , posteriormente editados e transmitidos pela TV. Na matéria, são exibidas curas milagrosas pelo "Senhor", cenas de desobsessão demoníaca, de cura, de volta à paz e felicidade no lar ou no trabalho e relatadas histórias de sucesso pelas pessoas pretensamente "curadas" ou "salvas", que só conseguiram isso, após procurar uma igreja evangélica, como um último recurso, depois de nada ter sido resolvido antes (este gancho é clássico e está em todas os depoimentos). Todas as histórias são bastante parecidas, mas o povo não se cansa de ouvi-las e de se encher de esperança. Se têm outra religião, que não resolveu seus problemas, abandonam-na e passam a seguir os evangélicos. Assim se dá o proselitismo e assim aumenta o número de seguidores que, posteriormente, ficam escravizados pela religião e se tornam fanáticos religiosos (e contribuintes), atacando e discordando de todos que ousam pensar diferente deles.

Lavagem cerebral e cativeiro religioso são crimes?

Infelizmente, à luz do Direito e da Constituição, isso ainda não é considerado crime. Mas como proteger do cativeiro religioso e do evidente charlatanismo a que se submetem, essa pessoas ingênuas, em sua maioria, de baixíssimo grau de instrução, fácil de serem manipuladas, sofridas, crédulas, esperançosas e ávidas por salvação? Vão deixá-las até quando na mão dos hábeis pastores evangélicos, que ainda as exploram com cobranças de dízimos, tirando o pouco que têm? Pagar por falsa esperanças? Alguém tem de pensar nisso e reescrever a lei. '**************                              **************'

(Este artigo foi por mim publicado no ShvOOng – Jornal Mundial de Resumos, e até o momento da publicação deste post, já contava com 177 leitores, estando muito acima da média normal de consultas) Veja, nos links abaixo, exemplos em vídeo de como os evangélicos – no exemplo em foco, a IURD -, fazem para cobrar o "dízimo" dos fiéis e qual o treinamento que recebem para isso. Mas o que você vai ver não se aplica apenas à Igreja Universal do Reino de Deus, mas também à Igreja Internacional da Graça de Deus, Renascer em Cristo… Enfim, a quase todas as igrejas evangélicas. Cobrança de dízimos na IURD: Treinando pastores para extorquir: (Estes vídeos não existiam em meu artigo original e foram inseridos posteriormente)

Nota: Em 17/03/2009 o número de leituras do artigo, somente no ShvOOng – Jornal Mundial de Resumos, foi de 2.826. Somando com as publicações do Usina de Letras, Site do Escritor e este blog, o número ultrapassa a 4.000 leituras, sem contar com os comentários.

Talvez você também se interesse por estes artigos correlatos:

Blogger PostBookmark/FavoritesDiggEmailFacebookGoogle GmailGoogle+LinkedInPrintFriendlyTwitterYahoo MaildiHITTShare

36 Comentários

  • SempreAlerta disse:

    É lamentável que isso possa ocorrer livre e impunemente no Brasil (nos outros países será assim também?).

    Acho que as autoridades brasileiras, SEM CONTRARIAR A CF, que garante liberdade de culto religioso, deveria fazer alguma coisa com relação a isso. Está havendo abuso e exploração criminosa de pessoas ingênuas e de boa fé.

    Na minha opinião isso é CRIME MESMO e ponto final.

  • Robmara disse:

    Eu também acredito que este abuso das igrejas evangélicas seja um abuso. O que eu gostaria de saber é onde que eu posso denunciar e o que podemos fazer para esta igrejas terem algum tipo de fiscalisação?

  • Administrator disse:

    Robmara, quando você souber o caminho certo, nos avise, pois também o estamos procurando. Temos algumas pistas, mas nada de concreto e rápido pois, pelo que pesquisamos, isso só seria possível (regular, controlar e punir) com uma emenda constitucional.

    E para conseguir isso… haja luta. Mas é possível, basta o povo pressionar politicamente e os políticos quererem. Nunca nos esqueçamos de que, entre os deputados, existe uma “bancada evangélica” e são um número significativo. O pior é que o próprio povo, que foi por eles enganado, foi quem os colocou lá.

  • aureo luiz a.marins disse:

    O missionário R.R.Soares distribui formulários para os fiéis escreverem dez pedidos, tais como, casa, carro, a volta da pessoa amada, cura de doenças, e o que bem entenderem e depois de preenchido, o fiel tem que ir a um determinado banco, depositar uma quantia não inferior a dez reais, grampear o recibo do depósito no formulario e colocar na urna da igreja.O missionário afirma que intercede junto a Deus e os pedidos feitos serão realizados. Será que as autoridades deste país não enxergam este tipo de roubo contra pessoas de pouca ou nenhuma instrução escolar? Será que as autoridades não viram o video que está a disposição de qualquer um no You Tube, onde o safado Edir Macedo (Ali Babá) ensina os pastores (mais de 40 ladrões) a roubarem dinheiro dos fiéis e ainda debocham e dão risadas destas pessoas exploradas. Tudo isso acontece na cara das autoridades, mas como estamos no Brasil, não tão nem aí.

  • Ivo S. G. Reis disse:

    De fato, Áureo, o problema é quase que exatamente da forma como você enxerga e é este tipo de visão que queremos incutir nas pessoas – a visão da realidade. Mas, infelizmente, o povo – por preguiça mental ou lavagem cerebral sofrida – não consegue enxergar isto.

    Quanto ao vídeo a que você se referiu, aqui mesmo neste blog, no artigo “Vídeos que você deve ver” (MAI/2008), nós o exibimos, juntamente com outros, sobre o Edir Macedo, o RR Soares, o Silas Malafaia e o casalzinho Hernadez. Só não acorda quem não quer.

    Mesmo assim, continuaremos a fazer barulho, na esperança de conseguirmos acordar alguns, já que o poder público não faz a sua parte. Isso só poderia ser resolvido com uma emenda constitucional, propondo punições a este tipo de charlatanismo religioso.

  • aureo luiz a.marins disse:

    Prezado Ivo S. G. Reis: Com a vossa permissão, gostaria de colocar neste prestigioso espaço, um artigo que escrevi em um determinado site, o abaixo a seguir:

    ILUSÃO DE ÓTICA
    Assisto alguns programas da IURD, (Igreja Universal Recolhedora de Dízimos), principalmente os programas humorísticos. A sessão do descarrego é demais. Neste show, eles apresentam a famosa ilusão de ótica. No palco do templo, um bispo de calça preta, camisa branca e gravata bordô, em pé, com a mão esquerda segurando pescoço de uma pessoa ajoelhada, a qual fala com a voz rouca, dizendo ser satanás e que se apropriou daquela pessoa com o intuito de fazê-la sofrer muito. O satanás não para um minuto de grunhir. O bispo então, se dirige para a platéia com um sorriso ironizando o demônio e começa explicar que ele tem poderes para acabar com a farra do satanás e começa a ler alguns trechos da bíblia. Mas, o que me chamou a atenção, foi a educação do satanás, que enquanto o bispo falava aos fiéis, ficou num silêncio total, parou de grunhir, como quem diz: Quando um burro fala, o outro deve murchar as orelhas. A seguir, o bispo coloca a mão direita na testa da pessoa ajoelhada e gritando ordena em nome de Jesus, que satanás abandone aquele corpo. Dito e feito. A pessoa se levanta, pergunta onde estou e o bispo responde dizendo: Você está salva. A platéia aplaude, grita o nome do bispo poderoso, mas não se dá conta da ilusão de ótica. O satanás continua ali no palco, em pé, de calça preta, camisa branca e gravata bordô. Salve o bispo Macedo, salve o missionário R.R. Soares, salve o pastor Malafaia e salve-se quem puder.Para quem acredita amém, para quem não acredita ALELUIA.

  • Administrator disse:

    Áureo:

    Primeiramente, agradecemos a sua valiosa participação nessa discussão. O espaço estará sempre aberto para você e todos os que queiram se manifestar sobre o assunto.

    Quanto ao seu comentário, parabéns; foi muito elucidativo. Tanto é verdade que as sessões de convencimento dos fiéis são verdadeiros “shows”, que a Igreja Internacional da Graça de Deus (do Pastor RR Soares, cunhado do Edir Macedo), traz estampado na frente de seus “templos”, em letras garrafais: “SHOW DA FÉ”. E é exatamente isto o que são aqueles cultos, realizados 4 vezes ao dia – um verdadeiro show de circo. Digo de circo porque como você bem observou, chega a ser cômico. E eles devem faturar bem, porque a casa está sempre cheia, muito mais do que num teatro e, ao que eu saiba, nenhum teatro brasileiro tem condições de fazer 4 apresentações por dia, diariamente, e sempre de casa cheia. Pena que os fiéis que lotam aqueles “templos” não enxerguem isso.

    Se puder, traga alguns outros companheiros seus, que comentam em outros blogs, para aprofundarmos este debate. É necessário que desmistifiquemos a farsa e que o povo e as autoridades tomem conhecimento do que, de fato, está ocorrendo.

  • Zélia Simão disse:

    Acho extramamente interessante que alguem ou algumas pessoas comuguem as mesmas idéias contra esse falsos profetas, que põe uma biblia embaixo do braço e se diz “bispo”. Bispo de que? quem empossou? Qual autoridade?
    Vamos engrossar o caldo para ver se algum politico de coragem sugere uma lei para acabar com essa pilantragem.

  • Administrator disse:

    Zélia: O que você sugeriu é exatamente o que pretendemos: alertar o povo que está sendo enganado e o Poder Público, para que promova mudanças na lei, sem que essas mudanças impliquem em retirar “a liberdade de culto religioso”, assegurada pela constituição. O que se torna imprescindível é controlar melhor as atividades de algumas igrejas para evitar-se o charlatanismo contra os fiéis.

    Temos falada sobre isso em vários blogs, sites e fóruns. Se você quer mesmo ajudar, divulgue a matéria para seus amigos e dê o endereço deste blog para eles. Se tivermos um número representativo de pessoas debatendo o assunto, a intenção é reunir as diversas opiniões constantes deste e de outros blogs e enviá-las às autoridades públicas para análise. Somente com um novo disciplinamento jurídico e emendas à CF poderemos mudar isso.

    Gratos pela sua participação!

  • NELSANIO disse:

    É curioso, as pessoas não querem ver a verdade….estão presas ao fanatismo religioso.Jesus trabalhava, era pescador, Paulo tecia redes..tinham profissão, não viviam do dízimo e das ofertas, como fazem os pastores e bispos.Esquecem que Jesus expulsou os mercadores do templo.Jesus foi homem simples e andava sobre um burro, não sobre carruagem de ouro e os pastores ostentam carros e viagens pagas com o dízimo…Só não vê quem não quer…

  • Kibom33 disse:

    Não sou advogado nem conheço tanto assim da CF, mas charlatanismo é crime sim, e por charlatanismo entendemos tbm como exploração da fé alheia, pratica de curanderismo, e promessas, sendo isso que é pregado nas igrejas evangélicas. O que é enriquecimento ilícito?, portanto não precisamos de uma nova lei, mas que se faça cumprir as existentes, em nosso país para que uma lei funcione é preciso criar uma outra mais severa, veja o caso da lei seca, ela já existia, faltava cumpri-la, mas foi necessário criar outra.
    Mas o que devemos é denunciar, abrir os olhos do povo, fazendo uso dos recursos do qual dispomos.

  • Kibom33 disse:

    Para mim esse tal de R.R.Soares é professor, tem afiliadas pelo Brasil todo com o unico intuito de arrecadar, uma rede de tv sem conteúdo algum.
    Edir Macedo ao menos constituiu empresas, nas programações é mais discreto, por possuir maior numero de “igrejas”, deve arrecadar mais nelas.
    E o Silas Malafaia? desesperado correndo atras dos demais, comprando horários nas tvs, procurando vender todo tipo de quinquilharia.
    É de nos entristecer ao ver onde as esperanças de nosso povo estão sendo depositadas, nos politicos desonestos, e mercenários da fé.

  • KLEBER RAMÍREZ disse:

    Interessante estes os comentários acima.

    Vejamos o que acontecia na época de Jesus.

    Dizem que ele é pobresinho, nasceu em Belém. Até uma música nas épocas natalinas é cantada da seguinte forma:
    Noite Feliz, Noite Feliz (…) pobrezinho nasceu em Belém. Mas na Bíblia, onde o compositor se inspirou para compor esta música, ele não percebeu que após o nascimento do Messias, vieram três reis e depositaram aos pés dele, insenso, mirra, ouro. O melhor que tinham na época e ofereceram ao Senhor da Glória.
    O Senhor Jesus tinha um tesoureiro chamado Judas, que mais tarde o trairia. Para se ter um tesoureiro, é necessário que tenham alguma coisa para administrar, não é mesmo? Eles nuncam viveram uma vida de pobreza, sempre Deus supria suas necessidades. Quando o Senhor separou os discípulos para pregar o evangelho a toda criatura, eles deixaram de exercer suas atividades profissionais, e viviam das doações, hospedagem, roupas, alimentos, atc de pessoas da época.
    Na Epístola de I Corítios, Paulo ensina que aquele que prega o evangelho, também viva do evangelho.
    No VT se davam dízimos de tudo. No NT o senhor Jesus, fala que devemos dar Dízimos de tudo e também praticar o amor.
    Eu sou dizimista e ofertante. Ninguém me obriga a nada. Eu contribuo por que amo ao Senhor e reconheço que tudo que eu tenho, vem dele.
    A profissão de Pastor é reconhecida na CLT. Existe o CBO (Código Brasileiro de Ocupações), essas funções são legais. Eles têm famílias, precisam colocar filhos em escolas, vestí-los, etc.
    Agora, quem estiver utilizando-se destas doações ilicitamente, não se preocupem, Deus permite ligeirinho que seja descoberto tal ato, que o mesmo é envergonhado perante a sociedade, e o preço que se paga é muito alto.
    Agora, existe também as contribuições para destruirem vidas, conforme abaixo:
    Se alinhar com prostituição, Bebedeiras, Drogas, Pagar a pistoleiro para matar alguém, sonegar imposto, mensalão, desvios de verbas, etc.
    Deus ama ao que dar com alegria.
    Assim como existem médicos que tratam da saúde, advogados, filósofos, poetas, cantores e outras atividades que são importantes para nossas vidas, também existem estas funções de pessoas cuidarem da vida espiritual das outras, faz parte e é importante.
    Um abraço.
    Kleber Ramírez

  • Kibom33 disse:

    Kleber o NT. não é explícito em relação ao dízimo, seguiam mais o ensinamento de jesus sobre vender tudo e doar aos pobres, veja:
    Atos 2:45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.”
    II Coríntios 9 : 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
    Hebreus 7:5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
    Mas a questão nem é esta, se pensarmos dessa forma devemos chegar a conclusão que não precisamos de polícia também, pois os bandidos serão punidos por deus. Pastores deveriam trabalhar em atividades normais (alguns até fazem isso), mas em sua maioria são um bando de charlatões. Vi muitos pastores tendo os olhos voltados para os de melhor poder aquisitivo, e desdenhando os demais, pode até o “seu” pastor ser alguma exceção, mas cuidado porque temos por deficiência não ver defeitos em pessoas que admiramos.

  • ednilson disse:

    O TAL DO R.R.SOARES SÓ FAZ ORAÇÕES PARA OS QUE DÃO AS OFERTAS,NOTEI ISSO QUANDO VI PARTE DO PROGRAMA,AGORA….. QUEM NÃO TEM DINHEIRO NÃO ADIANTA FICAR ESPERANDO OS MILAGRES ,TEM QUE COMPRAR,MISERÁVEIS DOS SEM DINHEIRO, SE O TAL R.R.SOARES QUER SER SEGUIDOR DE CRISTO “VENDA TUDO QUE TEM E DÊ AOS POBRES ,NÃO DIZ ASSIM A BIBLIA? ENQUANTO ELES FICAM ANDANDO DE CARRO IMPORTADO,VOANDO DE JATINHO,COMENDO CAVIAR E BEBENDO OS MELHORES VINHOS OS FIEIS SÓ LEVANDO FUMO

  • joão roque cardoso disse:

    MINHA OPINIÃO….REALMENTE SÓ TENHO A CONCORDAR….RR SOARES, SILAS MALAFAIA, EDIR MACEDO, ALGUNS PADRES CATÓLICOS DE CORRENTE DIFERENTES SÓ SABEM PEDIR….COMO DIZIA UMA ‘FREIRA” AQUI DA CIDADE….PADRE SÓ SABE PEDIR……

  • Liliane ( A tonta que quase caiu no conto do vigario!!) disse:

    Pessoal, achei esse site e gostaria de demonstrar a minha indignação com o que ocorreu comigo e algumas pessoas.
    E com grande tristeza que relato aqui o que aconteceu comigo e algumas pessoas que resolveram procurar um homem católico em Indaiatuba que se dizia fazer oraçoes para ajudar as pessoas.
    O mais vergonhoso e que o mesmo se diz catolico e tem acesso ao meio e oportunidades para palestras religiosas, etc, so que as pessoas ainda nao sabem que o mesmo e um charlatão.
    O que acontece quando as pessoas estão passando por dificuldades e sofrimento na vida? Como elas ficam? É claro, vulneráveis e abaladas emocionalmente. Ai, numa dessas alguem sugere em meio as tempestades que voce procure alguem que possa fazer uma oracao forte….rs. O que aconteceu e que mediante a um sofrimento desse resolvi procurar esse homem que se diz iluminado por Deus e com dons espirituais capazes de tirar voce do buraco…..rs.
    Quando cheguei ate o local e vi tudo que acontece la dentro, fiquei horrorizada e vi o quanto as pessoas que detem a informaçao, estudam varias ciencias e conhecem muito sobre varios assuntos detem um poder de tao grande influencia sobre o emocional das pessoas fragilizadas.
    O tal “iluminado” se aproveita dos inocentes “menos informados” que estao passando por momentos tão frágeis na vida e tentar fazer essa pessoa achar que o mesmo e cheio dos dons espirituais….rs
    Grande foi a minha decepçao quando o mesmo começou a fazer as oraçoes, em primeiro lugar o mesmo nao tem postura de católico pois sugeriu a uma pessoa que nao pode ser feito oracoes em frente a nossa senhora, ora pois, se voce e catolico isso acontece, qual catolico nunca fez uma oraçao em frente a um santo? O que vale é a fe da pessoa…..eu nao sou catolica, mas respeito todas religioes e de tudo eu tiro um pouco de bom.
    Bem, a pior decepcao foi quando ele comecou a falar sobre cada um que estava presente na sala, tentando fazer adivinhacoes e se mostrando como o “cara das revelaçoes”, só que ele nao imaginava que ali dentro existia alguem capaz de pensar mesmo mediante a tantos sofrimentos.
    Eu fui analisando o que estava ocorrendo naquele lugar, primeiro ele começou a falar sobre a vida de cada uma das pessoas, como se ele soubesse sobre nós ou tivesse tido uma revelaçao, so que durante esses episódios o que ele fazia com as pessoas era simplesmente tentar alterar o estado de consciencia de cada um e ir sugerindo algumas palavras onde rapidamente a pessoa associava a alguma situacao vivida, por ex. “Olha fulano, estou vendo na sua vida uma pessoa alta e enrugada…..rsrs e depois disso o que ele fazia? ” Ora, pois se ele e o cara das revelaçoes ele poderia dizer quem era, mas o que acontecia e que ele fazia as proprias pessoas falarem, utilizando tecnicas de induçao hipnotica atraves de uma possivel hipnose ou alteraçao da consciencia de cada um.
    O que resultou em minha grande indignaçao foi o momento em que ele tentava implantar na minha memoria cenas que nunca aconteceram e coisas que nunca vivenciei, ele deixou todos na sala vulneraveis a inventarem cenas em suas cabeças que nao tinham nada a ver com nada e simplesmente por que? Ele queria mostrar que ele e uma pessoa com poderes espirituais, porem existe um detalhe, o cara é psicanalista e seu interesse maior e que as pessoas adquiram seu pacote de regressão de memória…..rs e facam essa terapia que custa 140,00 R$ cada sessão.
    Se vocë tem um pouco de conhecimento na vida e estudo não e capaz de fazer deduções? Hum, a logica e uma maravilha….rs
    Ora, quem nunca na vida teve uma tia gorda, um avo enrugado ou até mesmo ja foi a um sitio? Sao coisas comuns…e o que ele falava eram coisas que simplesmente a logica nos diz claramento…sao fatos que acontecem com quase todos nós, quem nunca teve uma mágoa de alguem? Quem nunca se sentiu distante de Deus?
    Pois é ….tudo isso ele falou na sessao de oraçao…rs, eu nunca vi tanta prepotencia, arrogancia reunida em só uma pessoa que se diz ser abencoado por Deus com um dom de revelaçao….e o pior o cara e aceito no meio catolico para dar palestras….
    Eu to realmente pasma…..nunca imaginei passar por uma situacao dessas, mas de tudo a gente tira uma liçao.
    Resumindo, ele falou tanta asneiras para as pessoas da sala e insistia para as pessoas confirmarem as situacoes de adivinhacoes dele e inducao, como ele é psicanalista e com varias formaçoes em temas diferenciados o que ele faz e reunir todo conhecimento dele sobre psicanalise, dentre outras ciencias e tecnicas de inducao por hipnose, ele pega tudo isso mistura no liquidificador e poe uma pitada de oportunismo para puxar alguns que caem na sua lábia.
    Porem como para algumas pessoas nao funciona as tecnicas dele de induçao, entao ele fica um pouco estressado…rs, ele me dizia para eu “enxergar o rosto da minha avo,etc….” eu nao conseguia nada disso…rs, me dizia para voltar na infancia, etc…etc…porem ele nao conseguiu me deixar vulveravel e sugestionavel, no meu caso eu nao sou o tipo de pessoa que e facilmente hipnotizada….rs
    Entao ele nao conseguiu implantar na minha memória coisas que nunca vivi e nunca presenciei.
    Mas confesso uma coisa :
    Na hora que voce esta passando pela situacao ali com ele, voce nao consegue raciocinar ou pensar, simplesmente voce fica num estado que voce so consegue receber informaçao, voce nao processa nada na sua memoria….e o pior de tudo, e que algumas pessoas sairam dali achando que ele tem dons espirituais, pois a lavagem que ele faz na cabeça das pessoas e tão grande que alguns chegam ate achar que e verdade
    Porém a mim ele nao enganou, no começo da sessao de oracao cheguei ate acreditar no que ele falava para algumas pessoas…mas que inocencia…rs
    Mas logo depois eu fui recuperando a consciencia e vendo que ele simplesmente faz induçoes hipnoticas, simplesmente sugerindo uma cena na vida da pessoa, coisas comuns que quase todo mundo ja passou ou ja teve um dia e depois fazia a propria pessoa acabar confirmando e terminando o assunto e a frase que ele queria ouvir, ou seja, quem acaba dizendo a revelaçao e a propria pessoa, que na humilde inocencia acaba terminando de contar a historia que ele se diz que foi revelada…..rs.
    Sao historias óbvias e coisas logicas que todo mundo algum dia na vida ja vivenciou….rsrs. Bem se ele e uma pessoa que tem revelacoes, por que ele nao consegue saber a historia toda?
    Por que somente uma pequena parte da historia que e revelada? Por ex. ele falou para um fulano que ele tinha magoa de alguem…..rs, quem e que nunca teve magoa de alguem? E por que nao disse o nome da pessoa que esse fulano tinha magoa???
    Olha, lamento que alguem possa utilizar o nome de Deus tão em vão…..
    No final da historia, ele faz oraçoes gratuitas e mediante a tantas oraçoes quem ele conseguir pegar para contratar os servicos dele de psicanalista, ele esta no lucro, se mostra um cara capaz de qualquer milagre….rs.
    Inclusive induz as pessoas que elas nao precisam do remedio…..rs, se fosse assim, todos os medicos iriam morrer de fome….
    No final das contas no meio de tanta “bondade”, “generosidade” reunidas em uma pessoa só, voce é convidado a contratar os servicos dele como psicanalista e profundo conhecedor da terapia regressiva de memoria.
    Se o seu caso for “cronico” ou “grave” é imediatamente sugerido a regressao de memoria que ele faz….
    Eu andei pesquisando sobre regressao e se a pessoa for facil de hipnotizar o psicanalista pode ate implantar memorias que nao tem nada a ver nas pessoas….coisas que nunca aconteceram…
    Olha, eu nao posso deixar de colocar o nome desse charlatão aqui, ele e psicanalista e possui um site na internet. E o curriculo do cara na internet está bem caprichado….rs, ah maior especialidade dele acima de tudo é vendas….rs, percorre o brasil fazendo palestras de vendas e motivaçao…rs, escreveu até um livro chamado “O poder do convencimento”rsrs…etc…
    Do que adianta ele ter estudado tanto para terminar utilizando a boa fe das pessoas e o pior de tudo usando o nome de Deus no meio de toda a bagunça.
    Se ele fosse apenas um psicanalista eu nao emitiria nenhum comentario, ou até mesmo somente um terapeuta em regressao, eu nunca emitiria nenhum comentario, pois respeito toda profissão.
    Só que eu nunca quis procurar um especialista nessas áreas por que nao acredito nessa ciencia.
    Mas a minha indignacao é o fato do pilantra misturar revelacoes divinas, religiao, biblia com pura hipnose e lavagem cerebral….que horror!!!
    Tiveram coisas que ele sugeriu que eu passei na minha vida e tentou me fazer confirmar algo que nunca aconteceu….
    Falou durante as oraçoes coisas vexatórias e que me colocaram no ridiculo, pois ele precisava crescer em cima de mim perante as pessoas para mostrar o quanto ele é bom….olha, nunca passei por uma situaçao horrivel e humilhante. Mas o que importa e que tudo foi uma grande farsa e muita mentira regada a muita vontade de ganhar seguidores da regressao.Segue abaixo o link do safado….
    http://www.edsonsantos.adm.br/

  • Liliane ( A tonta que quase caiu no conto do vigario!!) disse:

    Pessoal, achei esse site e gostaria de demonstrar a minha indignação com o que ocorreu comigo e algumas pessoas.
    E com grande tristeza que relato aqui o que aconteceu comigo e algumas pessoas que resolveram procurar um homem católico em Indaiatuba que se dizia fazer oraçoes para ajudar as pessoas.
    O que acontece quando as pessoas estão passando por dificuldades e sofrimento na vida? Como elas ficam? É claro, vulneráveis e abaladas emocionalmente. Ai, numa dessas alguém sugere em meio as tempestades que você procure alguém que possa fazer uma oração forte….rs. O que aconteceu e que mediante a um sofrimento desse resolvi procurar esse homem que se diz iluminado por Deus e com dons espirituais capazes de tirar voce do buraco…..rs. O tal “iluminado” se aproveita dos inocentes “menos informados” que estão passando por momentos tão frágeis na vida e tentar fazer essa pessoa achar que o mesmo e cheio dos dons espirituais….rs
    Bem, a pior decepção foi quando ele começou a falar sobre cada um que estava presente na sala, tentando fazer adivinhações e se mostrando como o “cara das revelações”, só que ele não imaginava que ali dentro existia alguém capaz de pensar mesmo mediante a tantos sofrimentos.
    O que resultou em minha grande indignação foi o momento em que ele tentava implantar na minha memória cenas que nunca aconteceram e coisas que nunca vivenciei, ele deixou todos na sala vulneráveis a inventarem cenas em suas cabeças que não tinham nada a ver com nada e simplesmente por que? Ele queria mostrar que ele e uma pessoa com poderes espirituais, porem existe um detalhe, o cara é psicanalista e seu interesse maior e que as pessoas adquiram seu pacote de regressão de memória…..rs e façam essa terapia que custa 140,00 R$ cada sessão.
    Se você tem um pouco de conhecimento na vida e estudo não e capaz de fazer deduções? Hum, a logica e uma maravilha….rs
    Resumindo, ele falou tanta asneiras para as pessoas da sala e insistia para as pessoas confirmarem as situações de adivinhações dele e indução, como ele é psicanalista e com varias formações em temas diferenciados o que ele faz e reunir todo conhecimento dele sobre psicanálise, dentre outras ciências e técnicas de indução por hipnose, ele pega tudo isso mistura no liquidificador e poe uma pitada de oportunismo para puxar alguns que caem na sua lábia.
    Porém a mim ele não enganou, no começo da sessão de oração cheguei ate acreditar no que ele falava para algumas pessoas…mas que inocência…rs
    No final da historia, ele faz orações gratuitas e mediante a tantas orações quem ele conseguir pegar para contratar os serviços dele de psicanalista, ele esta no lucro, se mostra um cara capaz de qualquer milagre….rs.
    Inclusive induz as pessoas que elas não precisam do remédio…..rs, se fosse assim, todos os médicos iriam morrer de fome….
    No final das contas no meio de tanta “bondade”, “generosidades” reunidas em uma pessoa só, você é convidado a contratar os serviços dele como psicanalista e profundo conhecedor da terapia regressiva de memória.
    Se o seu caso for “crônico” ou “grave” é imediatamente sugerido a regressão de memória que ele faz….
    Eu andei pesquisando sobre regressão e se a pessoa for fácil de hipnotizar o psicanalista pode ate implantar memórias que não tem nada a ver nas pessoas….coisas que nunca aconteceram…
    Olha, eu não posso deixar de colocar o nome desse charlatão aqui, ele e psicanalista e possui um site na internet. E o currículo do cara na internet está bem caprichado….rs, ah maior especialidade dele acima de tudo é vendas….rs, percorre o brasil fazendo palestras de vendas e motivação…rs, escreveu até um livro chamado “O poder do convencimento”rsrs…etc…
    Do que adianta ele ter estudado tanto para terminar utilizando a boa Fe das pessoas e o pior de tudo usando o nome de Deus no meio de toda a bagunça.
    Se ele fosse apenas um psicanalista eu não emitiria nenhum comentário, ou até mesmo somente um terapeuta em regressão, eu nunca emitiria nenhum comentário, pois respeito toda profissão.
    Só que eu nunca quis procurar um especialista nessas áreas por que não acredito nessa ciência.
    Mas a minha indignação é o fato dele misturar revelações divinas, religião, bíblia com pura hipnose e lavagem cerebral….que horror!!!
    Tiveram coisas que ele sugeriu que eu passei na minha vida e tentou me fazer confirmar algo que nunca aconteceu….
    Falou durante as orações coisas vexatória e que me colocaram no ridículo, pois ele precisava crescer em cima de mim perante as pessoas para mostrar o quanto ele é bom….olha, nunca passei por uma situação horrível e humilhante. Mas o que importa e que tudo foi uma grande farsa e muita mentira regada a muita vontade de ganhar seguidores da regressão.
    Segue abaixo o link do “homem das regressões”
    http://www.edsonsantos.adm.br/

  • Liliane ( A tonta que quase caiu no conto do vigario!!) disse:

    xxxxxxxxx

  • Liliane ( A tonta que quase caiu no conto do vigario!!) disse:

    Pessoal, achei esse site e gostaria de demonstrar a minha indignação com o que ocorreu comigo e algumas pessoas.
    E com grande tristeza que relato aqui o que aconteceu comigo e algumas pessoas que resolveram procurar um homem católico em Indaiatuba que se dizia fazer oraçoes para ajudar as pessoas.
    O que acontece quando as pessoas estão passando por dificuldades e sofrimento na vida? Como elas ficam? É claro, vulneráveis e abaladas emocionalmente. Ai, numa dessas alguém sugere em meio as tempestades que você procure alguém que possa fazer uma oração forte….rs. O que aconteceu e que mediante a um sofrimento desse resolvi procurar esse homem que se diz iluminado por Deus e com dons espirituais capazes de tirar voce do buraco…..rs. O tal “iluminado” se aproveita dos inocentes “menos informados” que estão passando por momentos tão frágeis na vida e tentar fazer essa pessoa achar que o mesmo e cheio dos dons espirituais….rs
    Bem, a pior decepção foi quando ele começou a falar sobre cada um que estava presente na sala, tentando fazer adivinhações e se mostrando como o “cara das revelações”, só que ele não imaginava que ali dentro existia alguém capaz de pensar mesmo mediante a tantos sofrimentos. O que resultou em minha grande indignação foi o momento em que ele tentava implantar na minha memória cenas que nunca aconteceram e coisas que nunca vivenciei, ele deixou todos na sala vulneráveis a inventarem cenas em suas cabeças que não tinham nada a ver com nada e simplesmente por que? Ele queria mostrar que ele e uma pessoa com poderes espirituais, porem existe um detalhe, o cara é psicanalista e seu interesse maior e que as pessoas adquiram seu pacote de regressão de memória…..rs e façam essa terapia que custa 140,00 R$ cada sessão.
    Se você tem um pouco de conhecimento na vida e estudo não e capaz de fazer deduções? Hum, a logica e uma maravilha….rs
    Resumindo, o que ele fez foram situações de adivinhações e indução, como ele é psicanalista e com varias formações em temas diferenciados o que ele faz e reunir todo conhecimento dele sobre psicanálise, dentre outras ciências e técnicas de indução por hipnose, ele pega tudo isso mistura no liquidificador e põe uma pitada de oportunismo para puxar alguns que caem na sua lábia.
    No final da historia, ele faz orações gratuitas e mediante a tantas orações quem ele conseguir pegar para contratar os serviços dele de psicanalista, ele esta no lucro, se mostra um cara capaz de qualquer milagre….rs.
    Inclusive induz as pessoas que elas não precisam do remédio…..rs, se fosse assim, todos os médicos iriam morrer de fome….
    No final das contas no meio de tanta “bondade”, “generosidades” reunidas em uma pessoa só, você é convidado a contratar os serviços dele como psicanalista e profundo conhecedor da terapia regressiva de memória.
    Segue abaixo o link do “homem das regressões”
    http://www.edsonsantos.adm.br/

  • Liliane ( A tonta que quase caiu no conto do vigario!!) disse:

    Ah, so esqueci de dizer que em todo esse tempo da minha vida eu nunca vi uma mistura tão grande no caso acima:
    O cara se mete a fazer Oraçao + se diz um iluminado religioso + sugestoes psicologicas + adivinhaçoes + deduçoes logicas + tecnicas de hipnose + sugestao de terapia regressiva + um pouco de teatro e bom vendedor, imagine tudo isso reunido em uma pessoa só……rs.
    O cara é bao mesmuuuuuu……vixi…..rsrsrs
    So tenho um desafabo, pra que dizer que tem dons de revelaçao, se tudo que ele fez foi aplicar puro conhecimento do comportamento humano e logica?rsrsrs
    Por essas e tantas outras e que essas pessoas acabam iludindo outras, fazendo ate mesmo muitas ficarem sem remedios pois a doenca e coisa da cabeça….e nao organica ou fisiológica….rs. Eu pensei que ja tinha visto de tudo….rs

  • ivancarlos disse:

    LILIANE,

    Certamente, o Ivo, administrador deste blog, comentará sobre esse seu desabafo. Mas não pude resistir, e me antecipo a ele para dirigir-lhe algumas palavras.
    Percebe-se pelo seu depoimento a presença do bom humor que você tem. Menos mal! Porque todo o mal que é causado por esses “marginais” para você não ultrapassou o umbral do humor. Pior para aqueles que, por não serem portadores de um humor igual ao seu, levam essas coisas a sério; tornando-se presas fáceis desses estelionatários. Basta ver a quantidade de “coitados” que seguem essas seitas católicas, evangélicas, espíritas… e por aí vai…, cada vez mais, contaminando a humanidade. Mas, apesar de toda a dificuldade, acredito que um dia haverá um basta para isso tudo. Há de chegar o dia em que a “febre” da lógica e da razão atingirá até mesmo aqueles que hoje professam tais “religiões” com fanatismo.

    Você veio ao lugar certo, rsrsrs. Um forte abraço.

  • Liliane:

    Primeiramente, um esclarecimento: Seus comentários (5, no total) foram duplicados e, por algum motivo, retidos pelo filtro automático de spam. Eventualmente, como já expliquei aqui, isto poderá ocorrer e independe da vontade do administrador. Pleo que sei até aqui, três são os motivos que podem ocasionar isto: 1) Utilização ocasional de alguma palavra da lista negra do filtro de spam (alguns palavrões mais pesados, por exemplo, ou palavras suspeitas); 2) Utilização de 3 ou mais links no mesmo comentário; 3) duplicação sucessiva de comentários, com intervalos inferiores a 1 minuto.

    Quando isso ocorrer, proceda da seguinte forma: Se tiver 3 ou mais links no comentário, reduza-os para 2 (dois); se tiver palavrões “muito pesados”, elimine-os. Retorne ao site a cada meia hora, antes de tentar republicar o comentário. Possivelmente o seu comentário já esteja publicado. Se não estiver, dê um espaço de tempo maior e retorne. Na mairia dos casos, isto resolve.

    No que se refere aos fatos que você relatou e à sua indignação, estou inteiramente de acordo com o que o Ivan Carlos disse. Ainda bem que você é inteligente e bem humorada. Mas e quem não é? Foi justamente por isso, que publiquei esta matéria: para alertar os incautos. Os mais perigosos picaretas são os da Igreja Universal do Reino de Deus (Edir Macedo) e os da Igreja Internacional da Graça de Deus (R.R. Soares). Estes são os campeões da enganação.

    Passe a matéria adiante, para alertar outras pessoas e, se desejar, consulte outros artigos correlatos aqui neste blog (veja alguns deles no final do post).

    Abraços e gratos pela visita!

  • Goering disse:

    Duvido que esses picaretas como edir canalha ou Ridiculo Soares sobrariam se o fuher estivesse aqui.Logico que ele esta,pois ele voltou das trevas ou luzes para fundar um sonho sonhado,sonho meu e de DEUSÇO FIM DE TODAS AS RELIGIOES,a PRAGA DO PLANETA TERRA.Volta

  • eder disse:

    a mais nova de um pastor é dizer que o dizimo de 10 / vc paga a Deus mas se vc der 20 / Deus fica te devendo …….tem logica uma asneira desta

  • Juliano - RCC disse:

    “Se deres dízimos, não só receberás a abundância dos frutos, mas também a saúde do corpo”. Esta proposição do santo Bispo de Hipona, Doutor da Igreja, expressa o entendimento católico entre dar e pagar: quem dá faz uma doação; quem paga salda uma dívida, um compromisso. Quem aceita pagar o dízimo e o faz mensalmente, salda um comprometimento e cumpre uma obrigação. Que não seja motivo de vanglória, Jesus deixa claro na parábola do Fariseu e do Publicano (Cf. Lc. XVIII, 14). Nós católicos, estamos compromissados em “pagar dízimos segundo o costume”, quinto Mandamento da Igreja. Estes “dízimos” sem artigo, são por demais abrangentes, compreendendo entre outros: Donativo na coleta do Ofertório, encomendação de Missas, despesas com Batizado, Comunhão, Confirmação, Casamento, participação nas festividades do Padroeiro da paróquia a que se pertence, quer trabalhando, ofertando, adquirindo monetariamente o que se ofertou, rifas, bingos, chás beneficentes, óbolos para reforçar o caixa dos vários Movimentos, aos quais cada um de nós se irmana e tudo o mais que o pároco conveniar e achar por bem implantar, em concordância com o Conselho Administrativo leigo; evidentemente, sem defraudar o remate do Mandamento da Igreja: segundo o costume. Não assim, os nossos irmãos separados, que pagam “o dízimo” com artigo definido e que compreende dez por cento da renda bruta de cada filiado, nada além. Caso contrário o artigo “o” perderia a sua função. É oportuno lembrar, que cumpre a Palavra de Deus, tanto católico quanto irmão separado, aquele que o faz desprendida e voluntariamente, pois: “Deus ama a quem dá com alegria” (Cf. 2Cor. IX, 7). Notem: “Deus ama a quem dá”, distintamente de quem é imposto, forçado a pagar uma dívida para com Deus, que o vil metal, papel moeda, ouro e prata não pagam; sequer amortizam.

    Na cura dos dez leprosos, só um voltou a agradecer e recebeu de Jesus aquilo, que grande parte da humanidade desconhece necessitar: A salvação pela fé. O samaritano curado sabia, o que muitos fingem ignorar, que o benefício recebido, mormente o Divino, só se paga com a gratidão (Cf. Lc. XVII, 11-19).
    O esperto Giezi, servo de Eliseu, quis tirar proveito do milagre que o seu senhor por Divino poder, havia operado em Naaman e recebeu por Eliseu, a lepra do sírio (Cf. 2Rs. V, 20-27).Os dons de Deus são gratuitos, não se vendem, não se pagam.
    Bíblica e historicamente, Abrão, que significa “grande pai”, antes portanto, de Jesus transmudá-lo em Abraão “pai de multidão”, quando regressando vitorioso da campanha que havia empreendido contra Codorlaomor, lhe saiu a cumprimentar o rei de Salém, Melquisedec. A este, por ser sacerdote do Deus Altíssimo, deu dízimos de tudo. Abrão não pagou, DEU (Cf. Gen. XIV, 16-20).
    Posteriormente, Jacó, neto de Abraão, por conselho de sua mãe Rebeca e com as bênçãos de seu pai Isaac, parte para Mesopotâmia, a fim de tomar mulher de sua raça e origem. Deixando Bersabéia em direção a Baran, foi surpreendido pela noite em certo lugar e fazendo de uma pedra travesseiro, aí dormiu. Em sonhos, viu uma escada (símbolo de Maria Santíssima) que ligava a terra ao céu e os anjos descendo e subindo por ela. Acorda sobressaltado, dizendo de si para consigo, ser ali a Casa de Deus e a Porta do Céu e faz um voto: “Se voltar felizmente à casa do meu pai, o Senhor será meu Deus e de todas as coisas que me deres, te oferecerei o dízimo” (Cf. Gen. XXVIII, 20-22). Ora, o voto é uma promessa e promessa é dívida. Jacó, o futuro Israel, deveria dizer: “Solveram – pagarei”; pelo contrário, disse: “Decimas offeram – oferecerei dízimos”. O que Abrão, Jacó e santo Agostinho, deixaram registrado é que nós poderemos dar, oferecer, jamais pagar a Deus, pois tudo é dele, até o nosso respiro; sujeitando a Terra ao homem, de cuja administração boa, má, ou esperta, haveremos de prestar contas.
    O termo dízimo volta a aparecer no livro do Levítico. No entretanto, estranhamente, na tradução elaborada pelo respeitadíssimo Pe. Matos Soares, o vocábulo surge antes, no livro do Êxodo: “Não tardarás em pagar os teus dízimos” (Cf. Ex. XXII, 29); a frase correspondente em latim: “Abundantiam areae tuae et torcularis tui non tardabis reddere”, não explicita o substantivo “decima – dízimo” e entendê-lo implícito, só é aceitável pela respeitabilidade devida ao Pe. Matos que, no meu fraco entender, forçou a delicadeza da expressão. Tanto é assim que nem mesmo os nossos irmãos separados, zelosos em imporem o dízimo aos simplórios, vislumbraram a possibilidade de introduzirem o vocábulo no trecho referido, já que o traduzem desta forma: “Não tardarás em trazer OFERTAS do melhor das tuas ceifas e das tuas vinhas”.
    Conforme o parágrafo anterior, o termo dízimo volta a aparecer no Levítico e no capítulo vinte e sete, além dos produtos da terra, estende sua aplicação ao gado graúdo e miúdo (Cf. Lv. XXVII, 30-34). O livro do Deuteronômio, estipula o dízimo anual e trienal (Cf. Dt. XIV, 22-29), remetendo para outras citações do vocábulo, ao rodapé ou à margem das páginas bíblicas, abrangendo Ml. III, 10-11.
    No Novo Testamento, por ocasião da cobrança do didracma, São Pedro interpelado pelos arrecadadores do tributo, se o Mestre não pagava o imposto, respondeu-lhes que sim. Ciente do ocorrido, o Divino Salvador põe a situação nos eixos: “Vai ao mar, lança o anzol e o primeiro peixe que subir, segura-o e, abrindo-lhe a boca, acharás dentro um estáter; toma-o e dá-lho por mim e por ti” (Cf. Mt. XVII, 24-27). Jesus e Pedro não pagam, porém, para não escandalizar os judeus, o Sublime Redentor resolve fazer uma doação: “Dá-lho por mim e por ti”. O Mestre não pagou, por ser credor; São Pedro, porque o preciosíssimo sangue do Crucificado, saldaria a dívida contraída pelo pecado não só de Pedro, mas da humanidade inteira.
    Dos quatro Evangelistas, só dois deles fazem referência ao dízimo. Mateus e Lucas citam-no na perícope: “AI DE VÓS” (Cf. Mt. XXIII, 23 e Lc. XI, 41-42) e somente Lucas na parábola do Fariseu e do Publicano (Cf. Lc. XVIII, 12). Citações estas, em nada enaltecedoras; aliás, deprimentes.
    Na carta aos Hebreus, que se atribui a São Paulo, no trecho em que recomenda Melquisedec como figura de Cristo, cita por cinco vezes a palavra “dízimo”, esclarecendo: “Mudado que seja o sacerdócio, é necessário que mude também a Lei”, pois, ab-rogado o sacerdócio levítico, fica-nos a determinação do Senhor nosso Deus: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec” (Cf. Hebr. VII, 1-28). Nas demais cartas, até onde me foi dado constatar, não se encontra o termo “dízimo”. O Apóstolo das gentes, premido pela angústia e necessidades dos pobres em Jerusalém, partilhando do sofrimento daqueles desafortunados, solicita coleta, doação, bênção, oferta, graça, esmola; porém, restabelecimento do “dízimo”, nem pensar! O que seria um contra-senso, um disparate, uma volta ao caduco sacerdócio levítico, em detrimento ao sacerdócio de Cristo.
    Dirigindo-se aos filipenses, tendo recebido por mãos de Epafrodito o que denomina de “odor de suavidade” e “hóstia aceita” agradável a Deus, São Paulo ressalta: “Nenhuma igreja comunicou comigo quanto a DAR e RECEBER, senão vós somente” (Cf. Flp. IV, 10-19). Nos Atos dos Apóstolos, declara: “Não cobicei prata, nem ouro, nem vestes de nenhum, como vós mesmos sabeis, pois ESTAS MÃOS me serviram para as coisas que me eram necessárias a mim e àqueles que comigo estavam” (Cf. At.XX, 32-34). São Paulo é o exemplo maior do desapego às coisas terrenas: “Tendo pois, os alimentos e com que nos cobrir, contentemo-nos com isto”. Diz mais: “Com efeito, a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por causa do qual alguns se desencaminharam da fé e se enredaram em muitas aflições” (Cf. 1Tim. VI, 8;10). No envolvimento político, desacorçoa os seguidores de Jesus Cristo: “Ninguém que se alistou na milícia de Deus, se embaraça com os negócios do século, a fim de agradar aquele que o alistou” (Cf. 2Tim. II, 4), em perfeita sintonia com Jesus: “A César o que é de César; a Deus o que é de Deus” (Cf. Mt. XXII, 21).
    Nesta linha de pensamento São Paulo, ordena aos cristãos: “Toda alma esteja sujeita aos poderes superiores, porque não há poder que não venha de Deus e os que existem foram instituídos por Deus. Aquele, pois, que resiste à autoridade, resiste à ordenação de Deus” (Cf. Rom. XIII, 1-2). Por falta de Catecismo, a sociedade brasileira habituou-se a funcionar só sob pressão e pressionar a autoridade constituída gera vulgaridade e dá IBOPE; matéria prima do político desonesto, geradora de falsas lideranças. O Líder não se preocupa com a Opinião Pública, ele segue o caminho, porque tem um objetivo em vista: “Quereis vós também retirar-vos?” O Líder não bajula a opinião pública; o Líder não sai atrás, Ele segue em frente. O Líder não angaria votos; Ele faz votos que a gente O siga. O Líder não desceu para se misturar; misturou-se para nos elevar. Veio para restaurar em nós, o seu retrato primeiro: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Cf. Gen. I, 26).
    Os nossos irmãos separados, costumam cobrar o dízimo sem incorrerem no pecado da simonia, que consiste no tráfico criminoso de coisas santas e espirituais, abrangendo sacramentos, dignidade, benefícios eclesiásticos e venda ilícita de bens sacros; pois, não os possuindo, os nossos irmãos separados não os podem traficar. A respeito, para os que se não lembram, simonia deriva de Simão, aquele sedutor que assombrava o povo com as suas artes mágicas e que prometeu dinheiro a São Pedro e São João, pretendendo comprar os dons do Divino Espírito Santo (Cf. At. VIII, 8-24). Ora, o mago Simão agiu por ignorância, porém, escutou de São Pedro: “O teu dinheiro pereça contigo”. Se o ignorante é tratado com inflexibilidade, o que será dos maliciosos e espertinhos?
    Contra a estipulação do dízimo, afora a caducidade explanada e o risco da simonia referida, pesa a determinação do Senhor Jesus: “Dai de graça o que de graça recebestes” (Cf. Mt. X, 8). Por outro lado o nosso Deus ressalva: “O operário é digno do seu alimento” (Cf. Mt. X,10). Por sua vez, São Paulo instrui: “Os presbíteros que governam bem, sejam considerados dignos de estipêndio dobrado; principalmente os que trabalham em pregar e ensinar” (Cf.1Tim.V,17; 1Cor.IX,13-14). Em consonância, se o operário é digno do seu alimento e os presbíteros que governam bem fazem jus a um salário dobrado, há de se ter uma renda, um fundo de reserva sobre o qual se possa sacar. Nada mais lógico e inteligível. Porém, entre a oferta voluntária, que mantém esse fundo administrativo e a imposição do dízimo, reside um precipício intransponível, dado que, contribuição não comunica com imposição. Visto que, Jesus nos manda dar daquilo que nos sobeja (Cf. Lc. XI, 41).
    A Igreja, aos dízimos estipulados pelo seu quinto mandamento e anteriormente explicitados na sua maioria, está inibida em adotar qualquer imposto que condicione o fiel católico à participação dos sacramentos. O católico, não pode estar condicionado ao pagamento de qualquer taxa, para o acesso e recepção dos sacramentos, tendo em vista a caracterização da simonia. A Igreja é uma sociedade religiosa, militante no tempo, com vistas à padecente e gloriosa na Eternidade. O pagamento de qualquer mensalidade, cuja apresentação do canhoto respectivo, seja obrigatória para capacitar o católico em usufruir dos seus benefícios sacramentais, é reduzir a igreja a uma sociedade profana, com as recreações que lhe são próprias, bailes e blocos carnavalescos. Isto em tese, porque o desvario é de certos párocos e não determinação da Igreja Romana.
    “Buscai pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo”. A chave de todos os problemas econômicos e sociais, encontra-se no fiel cumprimento desta determinação de Jesus, nosso Senhor e Mestre, que não procura as nossas dádivas e sim a nós próprios.
    Sobre à caducidade do dízimo, nada mais a dizer e, acrescentando o que o anjo revelou a Cornélio: “As tuas orações e as tuas esmolas subiram como um memorial à presença de Deus” (At X, 4), encerra-se o assunto.

    Um bom dia a todos. Abraços.

  • Adilson disse:

    Se m dos caminhos para combater essa farsa é uma PEC, esse prestigioso blog poderia iniciar uma campanha, semelhante à do Ficha Limpa, bastante divulgada nos meios de comunicação ultimamante, e para apresentar ao Congresso uma PEC, por meio de iniciativa popular de lei. Nesse caso, será preciso consultar juristas experientes e renomados, de preferência, para ajudarem na elaboração da referida PEC. E vamos à luta.

  • Adilson:

    Você acertou na mosca (ou bem próximo): o caminho que vemos é exatamente este: uma PEC para alterar na CF os artigos que dão toda essa permissividade.

    O caminho seria mais ou menos como o do ficha limpa: projeto de iniciativa popular, campanhas de conscientização e pressão política. O problema aqui é que muito possivelmente não se conseguiria sensibilizar um número de pessoas suficientes, pois quase todos são religiosos e já se acostumaram com isso. Seria preciso uma campanha monstruosa ( e talvez desgastante), comprar brigas, enfrentar a mídia religiosa, dissidências, etc.

    Honestamente, até que gostaríamos de iniciar um movimento desses, mas não nos sentimos material e financeiramente capazes. Assim, a nós caberia tão somente apoiar e ajudar ao máximo.

    Se algum movimento surgir, podem contar com o apoio da “Rede DDD”, um conjunto de 24 sites integrados e alguns de nossos parceiros.

    Divulguem a ideia!

  • Paul Stoklend disse:

    Dias atrás ouvi um comentário de um senhor, na rua ,de que assistiu na TV um show caça niquel do RR Soares, em que uma ex-prostituta chegou para agradecer um milagre. O milagre foi que ela conseguiu a graça de se tornar novamente virgem.
    Aproveitei, e fui na internet e pesquisei no google sobre a nova “estrela” do show de milagres: o pastor Waldemiro. e li que ele era da IURD e por ter se desentendido com o “bispo” macedo, fundou a sua própria igreja. E hoje possui um jatinho e 2 helicópteros.
    Está difícil mudar a mentalidade dos brasileiros, pois temos um presidente que se gaba de ter só o ensino fundamental, não dando bola para a educação do povão. E deputados e senadores que não querem bater de frente com esses milagreiros, senão perdem voto(e muitos deles fazem parte da chamada bancada evangélica).

  • Ivo S. G. Reis disse:

    É isso mesmo. A bancada evangélica não é só corrupta. Ela é forte e numerosa. Qualquer candidato presidencial que desconsiderar o voto dos evangélicos está morto.

    Aliás (veja artigo aqui neste blog) o Edir Macedo já ançou o livro exortando os evangélicos a ocupar o poder, já que eles, unidos teriam forças e poder para isso. Por sorte nossa eles não são tão unidos, porque existe uma concorrência, senão…

  • sandro disse:

    Não vamos andar em cículos.
    Alguém já percebeu que a maior preocupação deles já há décadas é a busca do poder político?? como vamos pedir para os governantes punilos??
    cinco milhões de seguidores dá quantos votos? deputados, senadores, prefeitos, vereadores e etc.
    Aqui na minha cidade os vereadores que os representão são muitas vezes os mais votados.

    se continuar assim, quem vai nos representar?

  • Ivo S. G. Reis disse:

    A questão é esta mesmo, Sandro. Só que você se equivocou: não são só 5 milhões (antes fosse). Eles já são 40 milhões. Isto mesmo, quarenta milhões. Qual o político que irá ter a coragem de se voltar contra os evangélicos?

    Eles só ainda não estão no poder porque são desunidos pela briga concorrencial pentecostais x neopentecostais x dissidentes de cada uma das facções. Aí, e só aí, está o erro na estratégia política deles. O dia que enxergarem isso e resolverem se unir não vai ter pra ninguém, lamentavelmente.

  • Mary disse:

    Se os evangélicos já são em grande número, e, não avançam mais devido a concorrência que existe no meio, como vocês – que não fazem parte desse bolo – se organizariam para fazer frente a esse grupo? Não seriam também desunidos e, sem uma forte motivação para enfrenta-los?
    Abraços…

  • Ivo S. G. Reis disse:

    Infelizmente você tem razão, Mary. Nós, os irreligiosos (ateus, agnósticos, céticos, etc) somos desunidos sim. Não nos organizamos e cada um protesta em seu canto, para meia dúzia de gatos pingados. Talvez por isso as religiões ainda continuem prosperando. Não encontram um adversário à altura, para enfrentá-las com determinação, denunciando seus podres e os males que causam à humanidade.

    Volte sempre! Gratos pela visita!

  • bete seba disse:

    Realmente ,amigos nao devemos julgar afinal todas as igrejas que professam o Nome Do Senhor Jesus estao em total apostasia,revelando os escandalos! E ai daqueles disse Jesus por quem vem os escandalos!

  • debora disse:

    Gente….As religiões no mundo inteiro pedem dinheiro…como podem sobreviver templos, casas ou tendas???? Todas pedem diheiro. As pessoas só falam dos crentes. Por que? Será porque eles são mais ousados em sua palavra? Será porque acreditam firmemente que estão com a verdade? Realmente, são enérgicos em suas palavras, são corajosos, estão em toda parte, e, cada um que se converte…quer converter a outros, com total entusiasmo, que nos espatamos. Ainda bem que não são egoistas com a verdade que proclamam, desejam para todos essa tal salvaçãoe a tal santificação e os procedimentos imitadores de Jesus Cristo, que quando qualquer deles erra, mancha todos de sua fé ou religião. São seres que mexem com a sociedade por seu modo de vida e pregação…Tudo Neles é muito visivél.. por causa da sua palavra entusiasta.

2 Trackbacks / Pingbacks

Deixe uma resposta