É com satisfRede DDDação que levamos ao conhecimento dos  nossos leitores e colaboradores que o DDD passou a ser o principal site da recém-criada "Rede DDD", que teve seu portal totalmente reestruturado, passando a funcionar como um pequeno agregador de blogs específicos, por categorias de assuntos.

Não foi fácil. Após 2 meses de intenso trabalho, travamentos,  inacessibilidade, lentidão de acesso, quedas de visitantes, reclamações, brigas com o servidor de hospedagem, etc., conseguimos reunir os 24 sites que compõem a rede, publicando matérias simultâneas ou divididas por áreas do conhecimento humano e implementando a troca de links entre eles. E a demora no carregamento das páginas em 3 sites da plataforma WordPress , especialmente no "Debata, Desvende e Divulgue!," já está quase estabilizada e voltando a sua normalidade (ainda existem pequenas demoras em determinados horários, mas apenas ocasionais, o que também já está quase solucionado).

 

Selecionamos as áreas de nossa preferência (Religião, Política, Ecologia, Ateísmo, Ceticismo, Filosofia, Economia, Curiosidades e outras) e centralizamos todas elas em nosso portal. no qual, este nosso blog, o "Debata, Desvende e Divulgue!" , por ser o primeiro dos sites da rede, exerce importante papel. Tudo isso, ainda sem levar em conta a ajuda dos dez sites parceiros (veja na barra lateral deste blog). Ao todo, são 34 sites à disposição dos nossos vsitantes.

 

A ideia central que nos motivou foi: "Se você não encontrar aqui o que procura, encontre num dos sites da rede ou entre os sites parceiros". Se ainda assim não encontrar, vamos redirecioná-lo ou fornecer-lhe atalhos que abreviarão suas pesquisas e pouparão o seu tempo".

Mas será isto mesmo necessário e de alguma utilidade prática? Entendemos que sim porque,  a despeito das inúmeras facilidades oferecidas pelo Google,  Yahoo, Cadê e outros sites de busca, nem todos os usuários têm tempo para pesquisar as centenas ou milhares de links que estes buscadores trazem  como resultados, muitos deles duplicados e nem sempre se referenciando exatamente àquilo que o pesquisador procurava. Como o portal não abrange todos os assuntos, mas apenas os relacionados a algumas áreas específicas, a expectativa é de que, pelo menos nessas áreas, ele possa refinar e abreviar a pesquisa, reduzindo-a a alguns poucos e selecionados sites que possivelmente tratem do assunto objeto da busca.

Claro que o projeto é ambicioso, está ainda no nascedouro e não há nenhuma garantia de que irá dar certo porque exigiria muito esforço e investimentos. Não é, pois, nossa intenção, levá-lo adiante porque reconhecemos as nossas limitações. O que pretendemos é tão-somente lançar a idéia, plantar a semente e esperar que alguém (grupos de pessoas ou empresas de software) se interessem em desenvolver um projeto robusto, de real utilidade pública e utilizando os nossos mesmos princípios: pool de sites integrados abordando assuntos específicos. Neste nicho, os interessados, sem nenhuma necessidade de cadastro prévio, tentariam localizar rapidamente o que procuram, para só depois, em não encontrando ou necessitando maiores subsídios, partirem para os outros mecanismos de busca tradicionais. Na verdade, a idéia nem é nova, pois já existem  vários agregadores de blogs que fazem isto, mas de uma forma excessivamente globalizada, inchada e, a maioria deles, exigindo um pré-cadastramento do visitante.

Basicamente, é isto: simplificar uma experiência que depende da adesão dos interessados em testá-la, não só como usuários da rede, mas também como críticos e colaboradores, enviando matérias ou comentando-as. Não pretendemos que os assuntos sejam apenas expostos, mas debatidos, sob todos os aspectos e divergências possíveis. já que pretendemos firmar-nos como um "portal de debates" que, no futuro, para cada tema debatido  e que se tenha chegado a uma conclusão consensual, seja ela publicada, com ampla divulgação. Só assim o buscador poderá formar opinião, ter seus elementos de convicção : olhando a questão de todos os ângulos e analisando as opiniões contrárias, a favor ou neutras. Sob esse aspecto particular, aí sim, estaríamos realmente inovando.

Haveria muito mais a se dizer sobre esta proposta mas, por enquanto, vamos ficar somente nisso e Logo-selo do DDD - Acessar Portalacrescentando que para cada pool formado, seria aposto, em lugar de destaque, um selo de identificação dos sites integrantes. No nosso caso, o selo é este aí ao lado, encontrado nos cabeçalhos ou em uma das barras laterais dos nossos sites. No caso de não ser possível a  sua introdução (sites de domínio não próprio, às vezes não o permitem) deveria haver uma menção em texto, estando o site obrigatoriamente relacionado no portal.

Visite o nosso portal clicando no selo acima e conheça os sites integrantes da rede! O portal, como supomos seja compreensível, ainda se encontra em construção, mas já com cerca de 70% de suas funcionalidades estabelecidas e permitindo a navegação.

Agradecemos o recebimento de "feedbacks" por parte de nossos usuários.

 

Blogger PostBookmark/FavoritesDiggEmailFacebookGoogle GmailGoogle+LinkedInPrintFriendlyTwitterYahoo MaildiHITTShare

4 Comentários

  • Olá, Ivo!

    Esse seu blog é maravilhoso e tem acrescentado muito a todos que acessam a internet seja qual for o objetivo. Com esse trabalho sério, objetivo, com criatividade, profissionalismo e respeito ao leitor tem cada vez mais feito admiradores. Continue com esse trabalho que o sucesso será cada vez maior.

    Abraços

    Francisco Castro

  • Kibom33 disse:

    Parabéns Ivo, por essas melhorias, como sempre vc. é um inovador.

    Abraços.

  • Wander Veroni disse:

    Oi Ivo!

    A ideia é, sem dúvida nenhuma, bastante interessante e ousada. Desejo sucesso a essa mais nova empreitada, meu amigo.

    Abraço

  • Maurício Gomide Martins disse:

    Competente e denodado combatente Ivo,
    Com a reestruturação do portal DDD, ficou muito mais fácil encontrar-se os assuntos de interesse de cada um. O próprio administrador do portal reconhece que o trabalho completo foi imenso. Não é para menos. O autor tem se mostrado um verdadeiro herói. Por carregar um empreendimento tão robusto e complexo vem se mostrando um verdadeiro “caturrão”, no bom sentido. Fazemos votos para que consiga atingir os objetivos a que se propôs. Realmente, o blog estava ficando anêmico por dificuldade de acesso. Agora, melhorou muito. Tanto que já se nota aumento de visitas. A propósito, sugerimos que o DDD seja abastecido com textos dos colaboradores potenciais de seu quadro. Entendo que diversos leitores, geralmente de alto gabarito, podem e devem participar com suas idéias no aprimoramento do portal, tanto em artigos como em comentários. Sei que vários deles sempre têm algo importante a dizer. Não é possível que todos concordem com o que lêem. Há sempre outros entendimentos ou falta de esclarecimentos. É com riqueza de idéias que um portal se robustece. Parabéns ao Ivo e que atinja os ideais expostos.

Deixe uma resposta

Next Post
»