Há um ano, exatamente nesta mesma data, escrevíamos:

 No próximo UmAnoDDD.jpgdia 27 de setembro, nosso blog irá comemorar seu primeiro ano de existência, com previsão de que feche o mês com 4.161 visitas, segundo medições de hoje. Sua trajetória, reflete um bom resultado, que superou até as nossas próprias expectativas, já que prevíamos completar um ano com uma média entre 2.500 e 2.800 visitas/mês. Portanto, é hora de comemorar, de se orgulhar, agradecer aos nossos colaboradores e pedir que continuem nos prestigiando, para que juntos, consigamos alcançar nossos objetivos. Neste novo ano, queremos ir mais longe.

Durante o ano que se passou, tivemos de tudo: fomos elogiados, mas também criticados e até xingados; fizemos denúncias e alertas; trocamos informações e opiniões; tivemos debates calorosos, mornos, consensuais e consuetudinários; trocamos elogios e farpas; referenciamos e fomos referenciados e ah, sim, tivemos algumas visitas ilustres, como jornalistas, escritores, ambientalistas, pensadores e cientistas. Por fim, tivemos o apoio de pessoas de todas as classes, inclusive alguns estudantes, que buscavam notícias, atualidades e informações. Talvez não tenhamos conseguido corresponder às expectativas de todos que nos procuraram, mas temos certeza de que o fizemos com relação aos que voltaram – e foram muitos. […]

Pois bem, estamos a 3 dias de completar nosso segundo ano de existência e permanece válido tudo o que foi dito em relação ao primeiro ano. Mantivemos o mesmo comportamento ético, a mesma regularidade e até, por uma estranhíssima coincidência, a mesma quantidade de posts publicados no mesmo período: 110 no primeiro ano e 110 no segundo, totalizando 220 posts.

O que mudou? Evoluímos ou estagnamos?

Felizmente, como resultado de nossos esforços e de nossos colaboradores e parceiros, algumas coisas mudaram para melhor:

  • Aumentaram o número de páginas e categorias (7 novas categorias e duas páginas);
  • aumentaram o número de colaboradores efetivos (de 4 para 8);
  • aumentou o número de blogs parceiros externos (de 3 para 11);
  • aumentaram os comentários para a mesma quantidade de posts (de 593 para 851, num total de 1.444, em 2 anos);
  • sites na rede DDD: aumentaram de 6 para 10.

Numa previsão bem próxima da realidade, deveremos chegar a 57.220 acessos, no dia 27/09/2009, com uma média anual um pouco maior do que a do ano anterior. Finalmente, o dado de que mais nos orgulhamos: dentre mais de 100.000 blogs cadastrados no BlogsBlogs (dados de 2008), estamos hoje rankeados na posiçao 6.739, o que se não é a excelência, já é muito bom, conforme analistas do próprio BlogBlogs, que apontam como "bom", qualquer rankeamento abaixo de 15.000. Considerando que ainda nem completamos os 2 anos, o orgulho é maior ainda.

Resumindo, mantivemos uma regularidade, com ligeiro aumento de acessos e comentários e uma grande melhoria na qualidade, expressa pelas inovações e o reconhecimento dos comentaristas e blogs parceiros (8 deste ano, contra 3 do ano anterior, num total de 11). Manter-se dois anos no ar, conservando o mesmo padrão de qualidade, já é uma vitória para qualquer blog. Conseguir fazer tudo isso, introduzindo melhorias e manter unidos e fortalecidos grupos de pessoas que lutam por causas comuns, já não é apenas uma vitória: é motivo de orgulho. E o que aqui se diz, aplica-se também ao nosso blog parceiro "Meio Ambiente" (do nosso colaborador e articulista permanente, Maurício Gomide Martins), que está também completando dois aninhos, neste mesmo mês, sempre caminhando ao nosso lado.

Nossas principais áreas de atuação foram e continuarão sendo: meio ambiente, religião, ceticismo e política. Nelas se concentram a nossa maior quantidade de posts. Mas nem por isso, deixamos de enveredar por outras áreas igualmente importantes como economia, filosofia, internet, tecnologia e atualidades. Na página "Curtinhas", inovamos, criando "clipping" de 60 notícias de atualizações diárias, grupadas nas categorias política, meio ambiente, tecnologia, economia, internet e atualidades , onde  você escolhe a mini-manchete da notícia que lhe interessa, clica, acessa a íntegra da matéria e retorna ao blog, exatamente onde estava. Isto é um diferencial que poucos blogs apresentam. Já não tão raro assim, mas ainda de pouco uso, introduzimos recentemente o sistema de "recados" e "conversação" entre usuários, o que possibilita uma maior interação entre estes, como nas redes sociais. Em relação à estrutura, parece que somos, sim, um blog bastante incomum. Estamos pagando um preço por isso: em determinados horários, o blog demora um pouco mais para carregar as páginas. Mas vamos trabalhar para melhorar isso também e já conseguimos reduzir o tempo de carregamento, eliminando algumas imagens e widgets. Novas soluções virão.

Nossas portas estão abertas a todos os públicos, contra ou a favor. Estamos felizes por termos conseguido chegar até aqui, com todas essa novidades, com o excelente nível dos articulistas e comentaristas e com uma particularidade que também muito nos envaidece:  apesar de não adotarmos a moderação prévia,  o próprio blog faz a seleção natural dos comentaristas, com pouquíssima necessidade de intervenção do moderador que, quando ocorre, é sempre "a posteriori", registrando-se apenas 5 casos, em 2 anos de existência.  Isto, ou é sorte ou é um blog que se auto-regula e intimida os aventureiros.

Queremos expressar nossos agradecimentos a todos os que nos ajudaram nessa caminhada, esperando que, daqui a um ano, estejamos aqui de novo, com mais companheiros e mais outro balanço positivo.

 

 

Blogger PostBookmark/FavoritesDiggEmailFacebookGoogle GmailGoogle+LinkedInPrintFriendlyTwitterYahoo MaildiHITTShare

10 Comentários

  • Wander Veroni disse:

    Oi, Ivo!

    Parabéns pelos 2 anos de blog. Manter um trabalho na web com tanta regularidade e compromisso não é para qualquer um. Deseko mais e mais aniversários!

    Abração

  • Obrigado pela força, parceirão. Nossos blogs têm mais ou menos da mesma idade (um mês de diferença) e trajetórias parecidas. A nossa, não tão brilhante quanto a do Café com Notícias, mas igualmente vitoriosa. E se continuarmos contando com a parceria de blogs como o seu e de outros companheiros, não temos dúvidas de que resistiremos bravamente mais um ano.

    Abraços!

  • Parabéns, Ivo, pelos dois anos do DDD! É um dos blogs mais ricos de conteúdo que eu já vi, se bem que, ao meu ver, precisa de mais divulgação pra que as ideias postadas por aqui repercutam mais.

    Quanto à próxima indicação que você prometeu, desde já meu muito obrigado.

    Poste também as estatísticas de visitação, pra mostrar como o DDD cresceu nesse último ano =)

    Abração

    P.S: o nome certo é blogosfera, não globosfera =P

  • Ops, agora eu vi que tem sim as estatísticas de visita:

    com previsão de que feche o mês com 4.161 visitas, segundo medições de hoje. Sua trajetória, reflete um bom resultado, que superou até as nossas próprias expectativas, já que prevíamos completar um ano com uma média entre 2.500 e 2.800 visitas/mês.

    Desculpe a falha =P

    Abração

  • Valeu o toque, Robson. Por erro de digitação, cometi um anagrama (globosfera por blogosfera) e não percebi. Corrigido em tempo. Por isto existem os revisores: nosso subconsciente às vezes nos trai e não conseguimos enxergar pequenos deslizes como esses, em nossos próprios textos, embora o enxerguemos em textos de terceiros. É assim que funciona o cérebro.

  • mgomide3 disse:

    Caro Ivo,
    Grato pelas referências à minha colaboração no seu blog e pela lembrança de que somos parceiros até nos aniversários de blogueiros. Contudo, não posso deixar passar em branco esta oportunidade para lembrá-lo de que o motor do DDD é o seu trabalho competente e assíduo na direção de tão expressiva tribuna. Eu o classifico de mágico. Dar assistência, com presteza, por 25 horas ao dia a essa enorme rede de compromissos, só mesmo sendo mágico. Apesar de acostumado com as deduções próprias da lógica, confesso que não consigo conceber como você dá conta de tão árdua tarefa. A troco de quê? Da riqueza cumulativa dos milhões de prazeres espirituais que acalentam sua alma e consciência ambientalista, filosófica, literária, religiosa e mais o que vier. E eu, aí? O que sou? Você me qualifica de colaborador. Não. Sou apenas mais um que teve a sorte de encontrar o DDD para ressonar gritos de alarme aos que ainda não conseguiram enxergar o dragão bravio, desesperado, tentando sair das entranhas terrestres, como a dizer: “também tenho direito de viver”.
    Não precisamos discorrer sobre a excelência do DDD. Os dados estatísticos indicam o caminho de seus valores e qualidades. Seu orgulho de comemorar o segundo aniversário é sadio e representativo de seus esforços. E eu me orgulho, também, por poder partilhar o seu sucesso. O meu blog, que também é seu, tem pequena visibilidade, mas já alcançou, nesses dois anos, 7.700 visitas e segue montanha acima. Tudo isso nos dá uma lição: devemos continuar com a linha traçada de seriedade, liberdade de pensamento e expressão, guarida aos homens de bem, segundo os critérios que você já teve ocasião de expor várias vezes.

  • Gomide e demais parceiros:

    Vocês são este blog. Creio eu – salvo as raríssimas exceções, sempre existentes – que quem mantém um blog vivo e atuante são os leitores e os colaboradores. Blog de uma pessoa só, que faz tudo, não permite a postagem de artigos de terceiros, modera todos os comentários e no qual só o administrador decide o que publicar, dificilmente tem vida longa.

    Administrar e manter um blog vivo e falante, com artigos de interesse público, não é tarefa fácil. E considerando que, segundo estudos, um blog que constantemente fique mais de uma semana sem renovar os artigos tende a perder leitores e morrer, concluo que o que mantém o blog pulsante é a união do moderador, dos colaboradores e dos leitores que prestigiam. Que seria de nós se nossos articulistas não tivessem espaço aberto para publicar seus artigos?

    Somos um time afinado, no qual sou apenas o técnico. E técnico sozinho não ganha jogo. Portanto, são vocês, com uma pequena ajuda minha, que estão nos levando para a frente. Ainda somos um time da 3ª divisão mas, jogando assim, logo logo chegaremos à primeira.

    Abraços a todos!

  • Kibom33 disse:

    Parabens a todos vcs. pelo sucesso, estou bastante ausente, mas prometo visita-los sempre que for possivel. Um grande abraço.

  • Prazer em revê-lo por aqui, Kibom33. Estávamos sentindo a sua ausência e até tentando descobrir por onde andava. Soube que vendeu sua empresa, andou viajando e partiu para outros empreendimentos. Espero que tenha dado certo.

    Obrigado pela lembrança e continue a visitar-nos.

    Abraços!

  • Yan Kavasi disse:

    Passei aqui apenas para dar minhas felicitações pelos 2 anos de vida deste valoroso blog. Um tanto quanto ausente ultimamente, por motivos que já expliquei ao administrador, não poderia esquecer este motivo de orgulho para todos nós que aqui participamos eu, desde o início da criação, quando o tempo me permitia e eu era mais atuante.

    Mas nem por isso, deixo de dar minha passadinha por aqui e ler as interessantes matérias publicadas. Para não dizer que não existem críticas, só uma: vocês me deixaram sozinho como moderador no fórum associado “ Debatendo a Ecologia…” Gostaria que me ajudassem a conduzir as coisas por lá e não menosprezassem também a importância dauele importante fórum que, afinal, foi um dos primeiros integrantes da rede DDD. Minhas constantes viagens e também a ausência de 3 meses para fazer um curso de aperfeiçoamento no exterior, têm me atrapalhado um pouco.

    Quanto ao restante, nota mil. Continuem contando comigo. Tentarei estar presente sempre que minhas ocupações permitirem.

    Abraços a todos os companheiros do DDD. Sintam-se orgulhosos de integrarem esta comunidade. A propóito, o Gomide, o Antídio e o Spock já se entenderam?

Deixe uma resposta