Nosso parceiro, Paulo Ghiraldelli Jr., enviou-nos para publicação algumas de suas frases e pensamentos. Referem-se a temas variados, coisas sérias, não muito sérias e algumas até chistosas. Mas são temas que merecem ser refletidos, pois encerram muitas verdades das quais não nos apercebemos no corre-corre da vida porque, às vezes, sequer temos tempo de parar e pensar. Mas ele é pensador por profissão e brindou-nos com algumas das suas interessantes reflexões. Um exemplo: A definição de vagabunda como sendo "a amante do marido". Quem pode desmentir isso?

Leiam, comentem e, se puderem, contestem! É um excelente e divertido exercício mental:

corujinha_padrãoFrases e pensamentos filósoficos de Paulo Ghiraldelli Jr:

Liberdade

A liberdade de escolha diante das propostas e coisas é apenas meia liberdade, pois lhe falta a outra metade que é a liberdade de criar as propostas e coisas. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Hobbes

“O homem é o lobo do homem” foi uma frase que Hobbes  copiou, pois se ele tivesse criado uma para dizer algo parecido, a frase espelharia algo bem mais cruel. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Locke

A tolerância de Locke era, de fato, apenas tolerância, nunca teve nada a ver com a noção de fraternidade dos franceses posteriores.  Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Nietzsche e as mulheres

Nietzsche adorava as mulheres, e todos os aforismos em que as ridicularizou nunca foram outra coisa senão um grande elogio a algum forma de feminilidade que deveria ter sido cultivada. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

O homem e a mulher – I

Dizem que o homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Não foi preciso dizer que à mulher restou regar a árvore, cuidar o filho e ler o livro.

O homem e a mulher-II

Dizem que o homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. À mulher restou regar a árvore, cuidar do filho e ler o livro, mas, é claro, a árvore e o filho lhe roubaram o tempo e ela não conseguiu ler o livro. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

O homem e a mulher-III

Dizem que o homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. À mulher restou regar a árvore, cuidar do filho e, se o marido a deixasse se alfabetizar, ler o livro. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Talento

Quando Diderot disse que sua máxima era “o talento é imperdoável” ele não precisou dizer mais nada. Jamais foi perdoado. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Filosofia e mediocridade

A mediocridade na filosofia depende de três coisas: escrever em função de um partido, escrever e não ser lido, escrever para reproduzir o que já foi escrito. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

O filósofo

O filósofo é aquele que tem a pretensão e a ingenuidade de sempre fazer filosofia no sentido de encerrá-la, de fazê-la chegar ao fim. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

O filósofo e o camelo

O camelo passa dias sem beber água, por isso, não pode existir um camelo filósofo. O filósofo é um homem que bebe, que quer fontes.

O bandido

O bandido e o canalha só se fundem na figura do bajulador de cargos, instituições e pessoas. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Careca

Todo homem que, não sendo careca, se faz careca, raspou não seus cabelos, mas atravessou e acabou raspando seus neurônios. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Maquiagem

A mulher que não usa maquiagem é porque ela própria já veste, com seu rosto, uma máscara. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Medo

Medo é algo que você sente em um sonho em que está para ser executado. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento

O casamento é um estado de espírito. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento

O casamento é um estado de espírito, que acaba quando um dos dois cônjuges tem o "espírito de porco". Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento

O casamento não é uma instituição, a pensão após divórcio é que é. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento e crise

Todo casamento passa por uma crise. Aquele casamento que passa por mais de uma, já acabou faz tempo. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Casamento e sexo

É verdade que no casamento o sexo não é tudo, pois existem as preliminares ao sexo. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Retórica

A única retórica que vale para o político acuado pela imprensa é a que o jogador de futebol exerce em todas as suas entrevistas. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Vagabundo

Por conceito, um vagabundo pode ser muitas coisas, por definição, é um cunhado. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Vagabunda

A amante do marido. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Didática

Toda didática é um artifício, de modo que a boa didática é aquela que é tão artificiosa que engana o estudante a ponto dele não perceber que está sob o comando de um artifício. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Lolita

Uma garota de somente 14 anos, caso seja sua filha, uma garota já de 14 anos, caso seja a filha do outro. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Tiro de Guerra

Um lugar onde você marcha, marcha e marcha e se prepara para a guerra. Felizmente, o Brasil não se mete em guerras. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Karl Marx

"Tudo que é humano não me é estranho", era uma frase predileta de Marx. Será mesmo que o século XIX foi assim, tão chato?  Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Minorias e imaginação

O século XX foi redimido ao deixar para o XXI três invenções: a mulher, o negro e o gay enquanto minorias. Sem isso, o século XX teria sido um século de muita obra intelectual, mas sem imaginação. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Filosofia analítica e continental

A filosofia analítica busca o soft, mas faz questão de se fazer passar por hard, a filosofia continental é o que busca o hard, e engana alguns que não vêem que ela é soft. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Os sentimentos

Os sentimentos eram deuses entre os gregos. Nós os transformamos em "disposições humanas internas". Feito isso, eles passaram a agir como deuses. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Nádegas

As cadeiras as recebem, o carnaval as glorifica, as academias as aprumam, e o marketing as têm como esperança. Os homens, desde Drummond, as deseja. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Brinco

Uma mulher com brincos pequenos é como um eunuco sem língua. Uma mulher  sem brincos é como este mesmo eunuco sem mãos. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Moderno

Moderno é tudo que envelhece mais depressa que qualquer outra coisa. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

São Paulo

O Américo Vespúcio do cristianismo. Paulo Ghiraldelli Jr.

Richard Rorty e o futebol

Caso se possa comparar a filosofia ao futebol, Rorty é o meio campista que se atreve em ir para área cabecear toda vez que Davidson ocupa a defesa de seu time e acena com lançamentos. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Morte de ídolos

Só a morte dos ídolos dos jovens, enquanto jovens, dá aos mais velhos a dimensão da vida – estranha imaturidade dos mais maduros. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Nietzsche domesticado

Os scholars nietzschianos brasileiros adoram dizer que Nietzsche não pode ser domesticado, enquanto eles próprios dão aulas sobre Nietzsche e, depois, fazem teses sobre eles nos moldes do que o CV da Plataforma Lattes aceita. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Nietzsche, caso tivesse um twitter, escreveria algo assim:

A filosofia poderia ser antes a geografia do cosmos do que somente a biografia do homem. Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.



Paulo Ghiraldelli Jr.
O Filósofo da Cidade de São Paulo
Inscreva-se na rede social:
http://ghiraldelli.ning.com

Blogger PostBookmark/FavoritesDiggEmailFacebookGoogle GmailGoogle+LinkedInPrintFriendlyTwitterYahoo MaildiHITTShare

3 Comentários

  • marli disse:

    Não concordo quando “dizem” que ao homem cabe ter um filho, pois quem tem o filho é a mulher e ao homem cabe acreditar ou não que o filho é dele.
    Graças à Deus que além de pensar e escrever, pessoas de bom senso também reproduzem os bons ensinamentos que já foram escritos, caso contrário a Bíblia não seria tão conhecida.

    De qualquer maneira amigo, parabéns pelo desprendimento de publicar as reflexões de seu amigo filósofo.

    Abraços!

  • Marli:

    As visões de um filósofo costumam ser bastante diferentes das nossas. Por serem especializados em raciocinar, na maioria das vezes eles acertam. Mas isto não quer dizer que eles também não errem. O que não lhes seria lícito seria errar mais do que acertar.

    A propósito, a sua frase …quem tem o filho é a mulher e ao homem cabe acreditar ou não que o filho é dele. é também bastante criativa e verdadeira, até que se prove o contrário. Parabéns!

  • Lia disse:

    Para mim a definição perfeita do amor é você.
    Alguém disse isto para a XUXA

1 Trackback or Pingback

Deixe uma resposta