Café com NotíciasNo final de agosto p.p., a rede DDD ganhou dois novos parceiros (na realidade, 4, se considerarmos que um deles entrou com 3 sites): o blog Café com Notícias, do jornalista Wander Veroni, e a Rede Paulo Ghiraldelli Jr.,Blog Paulo Ghiraldelli Jr e o Portal Brasileiro da Filosofia, estes 3 últimos, administrados pelo filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

Como sempre fazemos aqui, chegou a hora de apresentarmos os nossos novos parceiros, mas não sem antes deixar registrados, em primeiro lugar, a nossa satisfação pela adesão desses importantes sites, cujas idéias, ainda que por caminhos diferentes – um na área jornalística (opinião e notícias) e outro na área filosófica (filosofia e atualidades) – têm total afinidade com a linha editorial que aqui seguimos. Em segundo lugar, vem as nossas desculpas pelo atraso da apresentação, que deveria ter sido feita de imediato e só não o foi por uma sucessão de coincidências impeditivas, uma das quais, a instabilidade do noso blog principal, felizmente, já corrigida.

Mas a desculpa maior vai para o Café com Notícias, que completou dois anos de atividades no dia 20 de agosto e lançou uma promoção especial de aniversário como prêmio aos seus usuários. A intenção seria divulgar a promoção nos nossos sites, mas não deu tempo e o fazemos agora, quando o concurso que brindava o vencedor acabou de encerrar-se. Enfim, fazer o quê? Coisas da blogosfera. Por isso, vou me limitar apenas a fazer a apresentação do site e exibir o vídeo alusivo aos seus dois anos de atividades, vídeo este que, por si só, já mostra o quanto em comum possuímos na nossa linha de artigos. Quanto ao Paulo Ghiraldelli, como não fez nenhuma menção a comemorações de aniversário, apresentarei um dos seus vídeos (ele possui vários) para que vocês conheçam um pouco das idéias e da personalidade deste nosso polêmico e atuante colaborador. 

Dito isto, vamos conhecer um pouco mais de cada um:

Sobre o "Café com Notícias":

Para fazer a apresentação deste blog, nada melhor do que fazê-lo com as próprias palavras do seu criador, que transcrevemos:

Olá, seja bem-vindo ao Café com Notícias! Trata-se de um blog jornalístico em formato de revista eletrônica, criado em 20/08/2007. A proposta é repercutir as principais notícias do jornalismo, além de trazer discussões sobre assuntos pertinentes à comunicação, cultura, projetos sociais, bastidores da imprensa e opinião crítica sobre os temas pautados pela mídia.

Além disso, o Café já participou das seguintes premiações como semi-finalista: Prêmio Ibest 2008; Prêmio Peixe Grande 2008; The Bobs 2008; Prêmio PQN de Ouro 2009 – Categoria Melhor Blog de Comunicação e Prêmio Top Blog 2009 – Categoria Comunicação
 

Além dessa apresentação, vamos exibir aqui o vídeo publicado por aquele blog, por ocasião do seu aniversário, e que traz um pouco da sua história e um breve retrospecto dos caminhos que percorreu, editando assuntos nas seguintes áreas: blogosfera, cinema, jornalismo, política, fotojornalismo, literatura, videocast, entrevista, atualidades e debates:

Vídeo alusivo ao aniversário de 2 anos do "Café com Notícias":

 

Acho que já deu para vocês terem uma boa idéia da importância da parceria desse blog, o que muito nos honra. Agora vamos ao próximo parceiro:

Sobre Paulo Ghiraldelli Jr. e seus 3 sites:

Paulo Ghiraldelli é um filósofo por formação e por convicção, mas que usa a filosofia do modo como realmente deveria ser usada: em observações práticas, no dia-a-dia da vida, sem perder de vista as lições dos grandes pensadores e filósofos do passado. Ghiraldelli, ao lado de Leonardo Boff, este, mais teólogo do que propriamente filósofo, são pensadores brasileiros que nos orgulham. Boff, mais sóbrio, mais voltado para as grandes questões sociais da humanidade. Ghiraldelli, mais mordaz, irônico, tratando de questões comuns do dia-a-dia da vida, mas nem por isso menos importante do que o primeiro. De certa forma, eles se completam, um tendo o que falta ao outro ou o que o outro tem de menos. Mas não se pode prescindir da visão aguçada de nenhum deles, eis que pensam pelo povo e dissecam temas que as pessoas comuns têm dificuldade de entender. E à sua maneira, cada um dá o seu recado, direitinho.  Ambos o fazem através de livros de sua autoria, em palestras na televisão, em conferências e, é claro, através deste maravilhoso veículo que é a internet.

Sobre Boff, muito já falamos aqui e publicamos vários de seus artigos.  Agora chegou a vez de Ghiraldelli. Conheçam um pouco do seu pensamento, assistindo ao vídeo abaixo onde, no Canal JustTv e no programa "Loucuras Filosóficas", fala sobre o que é o "amor platônico", expressão que muita gente usa, sem saber exatamente o que significa:

Paulo Ghiraldelli explica, em entrevista, o que é o "amor platônico":

 

Em outros artigos, falaremos dos livros de Paulo Ghiraldelli e divulgaremos vários de seus vídeos, publicados no "Portal Brasileiro da Filosofia" e no canal JustTV. Em breve, estaremos publicando também a sua biografia em nossa página "Biografias de Filósofos", assim que recebermos o material que nos será enviado.

Em que os "sites parceiros" se diferenciam?

Além da cooperação mútua, os sites parceiros fazem a divulgação uns dos outros e têm livre acesso para publicar qualquer artigo no DDD, sem necessidade de moderação. Este é um privilégio especial que concedemos a todos os nossos parceiros, independentemente de termos ou não a mesma reciprocidade. Em alguns casos, os artigos poderão ser publicados em outros sites da rede, como foi o caso do último enviado por Paulo Ghiraldelli, "Os Semeadores do Ódio", que foi publicado, nesta mesma data, em nosso blog coirmão, o "Formou? Disseca e Publica!", sob o título: "Cuidado com os excessos dos ‘guardiões da moralidade’…:

É isso. Se quiserem conhecer mais sobre os nossos parceiros, visitem seus sites, clicando nos respectivos links, na barra lateral esquerda deste blog.

Acessar o blog

Blogger PostBookmark/FavoritesDiggEmailFacebookGoogle GmailGoogle+LinkedInPrintFriendlyTwitterYahoo MaildiHITTShare

1 Comentário

  • Wander Veroni disse:

    Oi, Ivo!

    Fico muito contente de ler coisas tão boas a respeito do trabalho que faço no Café com Notícias. Para mim também é uma felicidade ser seu parceiro. Não se preocupe com a demora para falar do Café, viu! O importante é que vc falou – e isso faz toda diferença: muito obrigado pelo espaço. Parabéns tb ao trabalho do Paulo Ghiraldelli do qual conheci com mais detalhes agora.

    Conte comigo no que precisar!

    Abraço 😀

Deixe uma resposta