Felizmente, um esboço de reação, graças a um incidente interno entre ministros do STF: em recente sessão plenária, o Ministro Joaquim Barbosa, ao ser interpelado de forma desrespeitosa pelo Presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes, explodiu e abriu o bico, exigindo que fosse respeitado e afirmando categoricamente que o Ministro Gilmar Mendes envergonhava o Judiciário, pelas suas atitudes e que ele deveria sair às ruas e verificar que o seu nome já estava na mídia. Foi o bastante para que o vídeo do incidente fosse exibido no Jornal Nacional e se reproduzisse por toda a internet (veja-o, abaixo).

http://www.youtube.com/watch?v=sIUdUsPM2WA

A imagem do Presidente do Supremo já se vem desgastando há quase um ano, principalmente depois do episódio em que ele, por duas vezes, acolheu pedido de "habeas corpus" para o banqueiro Daniel Dantas, que havia sido preso pela Polícia Federal e condenado pelo Juiz Fausto de Santis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Daniel Dantas, conforme consta de uma das gravações feitas, parecia saber que a condenação e o pedido de prisão não vingariam porque "no STF, a situação estava sob controle". E de fato, foi o que aconteceu, pelas mãos do Ministro Gilmar Mendes. A partir daí…

Bem, a partir daí, e por outras trapalhadas do Presidente do STF, mesmo com o corporativismo da instituição, em que 9 ministros fizeram uma nota de apoio a ele, tentando minimizar a crise, a situação só se agravou, culminando com o pedido de impeachment que se forma.

GILMAR DANTAS: SAIA ÀS RUAS E NÃO VOLTE AO STF

Cartaz do Manifesto pela Saída de Gilmar MendesEste é o slogan da campanha que sairá às ruas no dia 6 de maio de 2009, às 19:00 horas, num manifesto simultâneo em três cidades brasileiras (S. Paulo, Brasília e Belo Horizonte), coordenado por juízes federais e pelo Ministério Público, exigindo o "impeachment" ou a renúncia do ministro. Para quem quiser aderir ou saber mais informações, o site que coordena o movimento é o "Saia Gilmar" (http://saiagilmar.blogspot.com/). Divulgue e Participe!

No site, você encontrará várias informações sobre a vida pregressa e atual de Gilmar Mendes e as indagações que pairam sobre ele. São 25 (não respondidas, é claro).

Blogger PostBookmark/FavoritesDiggEmailFacebookGoogle GmailGoogle+LinkedInPrintFriendlyTwitterYahoo MaildiHITTShare

Deixe uma resposta