Não adianta você achar que é experiente – você cai no engodo. Por isso, antes de utilizar um software ou plugin de email ou um contador de visitas gratuito, avalie-os bem: eles podem derrubar o seu site ou blog, ou pararem de funcionar repentinamente, sem qualquer aviso, ou retardar a abertura da sua página inicial, exibir popups sem a sua permissão, interfirirem no funcionamento do seu email ou, pior ainda, instalarem-se como softwares espiões.[…]

Isto é uma realidade e é bastante comum. Digo por experiência própria, pois já caí nessas armadilhas por mais de uma vez. Precisamente (que vergonha!), 4 vezes. A última, que deixou o meu blog fóra do ar por 3 dias, foi quando instalei um plugin de email (um “contact form”), chamado ‘Intouch‘. Depois de instalá-lo e de fechar o site, não consegui abrir mais, pois este só apresentava as páginas em branco. Levei 3 dias quebrando a cabeça para descobrir qual era a causa do problema e saí fazendo diversos testes, em vão.

Por fim, lembrei-me da última operação que havia feito antes de surgir o problema e resolvi desinstalar o maldito plugin. Pronto! O blog reapareceu inteirinho, com toda a sua glória, quando eu, no desespero, já estava construindo um outro paralelo, como réplica, mas que não poderia recuperar os comentários nem os artigos de terceiros.

Sorte minha que o provedor era pago e eu tinha acesso aos arquivos, através do ftp. Mas, e se fosse um provedor gratuito? Jamais eu recuperaria o blog. Portanto, além das que já dei, vai aí mais uma dica: JAMAIS HOSPEDE SEU SITE OU BLOG EM PROVEDORES GRATUITOS. É aquele barato que, mais tarde, poderá sair muito caro. Com os provedores gratuitos você não pode alterar nada e só tem acesso a uns poucos dados de configuração, mesmo assim, nem sempre. Deletar arquivos que estão lá? Nem pensar.

Quanto aos contadores de visitas, quase todos obrigam-no a exibir banners de propaganda e popups indesejáveis, sem qualquer consentimento explícito seu. Mas, ao instalar a ferramenta e utilizá-la, você deu um consentimento tácito, mesmo sem saber o que eles vão publicar no seu site e que pode, até, espantar seus usuários. Para se ter uma idéia: Testei cerca de 20 contadores de visitras gratuitos e destes, apenas 2 funcionaram razoavelmente bem – por enquanto.

Sei que não é fácil. Não dá para construir um site ou blog sem utilizar algumas ferramentas gratuitas, não só por razões econômicas, mas também, por uma questão de “tempo”. E desse ninguém escapa. Se você for um apressadinho metido a esperto, é a vítima mais fácil para esses vilões da internet.

O que fazer, então? Construa réplicas menores do seu site ou blog e teste os plugins de email, contadores de visitas ou outras ferramentas gratuitas lá. Faça vários testes e deixe-os instalados, com testes diários por, pelo menos, 2 dias. Se funcionarem bem e não derem problemas, então instale-os no seu site original. Por enquanto, é isso.


Technorati : , , , ,
Del.icio.us : , , , , ,

Powered by Zoundry

Blogger PostBookmark/FavoritesDiggEmailFacebookGoogle GmailGoogle+LinkedInPrintFriendlyTwitterYahoo MaildiHITTShare

Deixe uma resposta